Google lança Shoelace, uma nova rede social, é notícia que espalha-se rapidamente pela internet mundo afora.
Todavia, no momento a plataforma está disponível apenas na cidade mais populosa dos Estados Unidos, Nova York.
Descubra, adiante, como esta rede social funciona!
Acesse e leia também o post “E-commerce Magazine Luiza” e, dessa forma, fique por dentro do episódio em que a varejista distribuiu cupons de desconto de R$ 1 mil por engano.
GOOGLE LANÇA SHOELACE, MAS COMO PROTÓTIPO
Quando li “Google lança Shoelace” no site britânico The Sun, logo pensei com meus botões, “chegou a rede social que vai atropelar o Facebook”.
Pois bem, não é bem assim, ao menos por enquanto.
O Google Shoelace é um aplicativo que está em fase de testes.
Ou seja, ele é um protótipo.
De fato, só algumas pessoas que vivem em Nova York receberam o convite para acessá-lo.
Seja como for, ele está sendo divulgado como um app hiperlocal.
Acesse e leia também o post “Como fazer minha loja virtual aparecer no Google”.
SHOELACE, UMA REDE SOCIAL VOLTADA PARA LAÇOS E EVENTOS LOCAIS
Do idioma Inglês, a palavra “shoelace” significa “cadarço”.
Sendo assim, ela entrega de cara o que esta rede social é.
Trata-se de um sistema que visa criar laços entre pessoas com os mesmos interesses.
Mas não é só isso.
Shoelace é hiperlocal. É, então, uma rede social que favorece e cria laços locais, isto é, entre pessoas que vivem na mesma comunidade ou geograficamente muito próximas.
Acesse e leia também o artigo “SEO loja virtual”. Dessa maneira, conheça 10 fatores que derrubam seu ranqueamento no Google.
COMO FUNCIONA A REDE SOCIAL SHOELACE?
Para começar, Shoelace funciona apenas em dispositivos móveis como smartphones, por exemplo, e não em notebooks e/ou em computadores desktops.
Logo depois de receber um convite, você deve cadastrar-se no sistema e salvar sua localização.
Além disso, deve listar seus interesses por meio de palavras-chave como “vinho”, “corridas”, “arte”, etc.
Daí em diante, uma vez dentro da rede, um(a) usuário(a) pode:
- Criar eventos
- Confirmar presença em eventos diversos de seu interesse
- Visualizar eventos em um mapa
- Conversar via chat com outros(as) usuários(as) que marcaram presença no mesmo evento
- Receber recomendações de eventos e atividades conforme seus interesses
As sugestões de eventos são chamadas de “Loops”.
Os Loops são, portanto, a espinha dorsal da Shoelace.
Acesse e leia também o artigo “SEO para loja virtual”. Desse modo, fique por dentro dos 10 principais fatores que impulsionam um bom ranqueamento do seu e-commerce no Google.
VANTAGENS DE USAR A SHOELACE
Quais seriam as vantagens de utilizar a Shoelace?
Bem, podemos dizer de cara que esta rede social poderá ajudar, por exemplo:
- Pessoas próximas a criarem conexões em torno de interesses em comum
- Pessoas que se mudaram para uma região recentemente a fazerem novas amizades
- Turistas de passagem que querem conhecer pessoas, atividades e lugares próximos
- Um site de e-commerce como o seu talvez possa divulgar seus eventos locais, por que não?
Como Shoelace ainda está em testes, ela certamente poderá aumentar suas funcionalidades e benefícios com o tempo.
Acesse e leia também o post “Plataforma VTEX integra-se ao Google Shopping”.
COMO ESTÁ SENDO O DESENVOLVIMENTO DA NOVA REDE SOCIAL DO GOOGLE
Shoelace está sendo desenvolvida pela Area 120, que é a incubadora da empresa Google.
A equipe da Area 120 utiliza um método “startup” de desenvolvimento.
Neste processo são realizados testes em pequena escala, que possibilitam aprender fazendo e errando.
Isso, sem dúvida, gera perdas mínimas e aprendizados máximos.
A equipe pode, então, determinar o que funciona bem e o que não.
Posteriormente, depois que os erros são corrigidos ou evitados, aumenta-se a abrangência de atuação do dispositivo, que no caso é a Shoelace.
Contudo, ainda não há previsão de expansão da rede para outras localidades.
Acesse e leia também o post “5 ferramentas Google para e-commerce”.
HISTÓRICO DE REDES SOCIAIS FALIDAS DO GOOGLE
Como todos bem sabem, o Google tem um histórico de redes sociais falidas.
A mais famosa delas chamada de Orkut sucumbiu ao Facebook.
Orkut foi desativada em 2014.
Posteriormente foi lançada a plataforma Google+, que agonizou por longos oito anos até encontrar seu fim em 2019.
Diante disso, ná há quem não se pergunte, “Shoelace vai prosperar?”.
Bem, só o tempo dirá.