O Google lança em junho e em julho de 2021 duas atualizações de núcleo, também chamadas de atualizações principais do algoritmo porque envolvem amplas melhorias no motor de buscas.
A notícia veio a público por meio do educador do Google, Danny Sullivan. Ele escreveu no Twitter que as melhorias não ficaram todas prontas e que, por isso, seriam lançadas em duas partes. “A maioria dos sites não notará nenhuma dessas atualizações, como é típico com qualquer atualização central”, disse.
No mesmo texto, porém, Sullivan contou que qualquer atualização central pode fazer com que um conteúdo possa ter quedas ou ganhos. “Por causa da natureza de duas partes deste lançamento, é possível que uma parte muito pequena do conteúdo sofra alterações em junho, o que poderá se inverter em julho”, comentou.
O QUE SÃO AS ATUALIZAÇÕES DE NÚCLEO DO GOOGLE?
O Google faz milhares de atualizações ano a ano no algoritmo de seu buscador, mas as chamadas centrais, principais ou de núcleo são as mais perceptíveis.
Enquanto as atualizações comuns visam algumas categorias de sites, as de núcleo abrangem os sites em geral. Elas envolvem, dessa forma, melhorias amplas, as quais podem causar impactos mais substanciais na classificação do Google.
Todavia, se o seu site de e-commerce for afetado de forma negativa por uma atualização central, não entre em pânico. Isso não significa que você produziu conteúdo ruim ou impróprio. Pode ser, por exemplo, que aquilo que o público achava relevante já não seja mais.
A ATUALIZAÇÃO PAGE EXPERIENCE
Ao mesmo tempo em que ocorrem as citadas atualizações de núcleo, isto é, entre junho e julho de 2021, o Google lança também a Page Experience.
A Page Experience põe a User Experience (UX) ou, em Português, a “Experiência do Usuário” como fator de ranqueamento. Assim, o Google passa a contar os tempos de renderização, a facilidade de interação e a estabilidade visual das páginas, entre outras coisas, para ranquear conteúdo. Assim, quanto melhores esses fatores, melhor também a classificação de uma página nas pesquisas.
COMO LIDAR COM AS ATUALIAÇÕES DO GOOGLE NO E-COMMERCE
O primeiro passo para lidar com as atualizações do Google é monitorar as páginas da sua loja virtual por meio de softwares como o Google Analytics.
Desse modo é possível ver quais conteúdos estão mais relevantes no momento e quais não. Daí, então, você poderá planejar melhorias para as páginas que estão perdendo a audiência.
Vale a pena, nesse caso, contar com o diagnóstico e a expertise de uma agência de performance. Esse tipo de agência pode lhe ajudar a monitorar e otimizar continuamente o seu e-commerce frente às atualizações do Google.
Assim que puder clique em “Atualizações do Google” e conheça as principais delas desde 1998.