Acompanhar periodicamente a movimentação da sua loja virtual é fundamental para poder criar estratégias e táticas para o crescimento. E hoje, mais do que nunca, é possível fazer isso de uma forma científica por meio de sistemas como o Google Analytics para e-commerce.
Google Analytics é um software que pode ser integrado aos mais variados tipos de sites, incluindo às lojas virtuais como a sua, por meio de um snippet. Esse snippet, por sua vez, é um código JavaScript que inserido nas páginas do seu e-commerce passa a medir dados de visitações, interações, conversões, etc., dos seus consumidores usuários.
Esses dados coletados no seu site e-commerce são exibidos em números e gráficos em painéis dentro do software. Eles podem ser acessados mediante login com conta Google via navegadores em computadores desktop e notebooks. Além disso, o recurso também está disponível em formato de aplicativo para tecnologias móveis.
O Analytics fornece múltiplos painéis de dados como os de estatísticas demográficas, velocidade e páginas de entrada, entre outros. Confira, em seguida, alguns dos painéis que você, enquanto gerente e dono de comércio eletrônico, deve conferir periodicamente por meio deste sistema.
Assim que puder clique também em “VTEX Insights” e conheça uma ferramenta de acompanhamento de desempenho de loja virtual nativa da plataforma VTEX.
GOOGLE ANALYTICS PARA E-COMMERCE: OBSERVE A PERFORMANCE DA SUA LOJA VIRTUAL
Logo depois de instalar o Google Analytics na sua loja online, comece a acompanhar relatórios como:
1 – Demográficos:
Descubra quem são os consumidores que mais acessam seu e-commerce. Saiba, por exemplo, se o público é majoritariamente masculino ou feminino. Além disso, fique por dentro da faixa etária. Use esses dados para criar Buyer Personas, entre outras iniciativas.
2 – Aquisição:
Compreenda quais são as principais origens do tráfego do seu site de comércio eletrônico. Constate o quanto os consumidores acessam suas páginas a partir das redes sociais, do conteúdo orgânico ou diretamente.
3 – Fluxo de usuário:
Entenda os principais caminhos que os consumidores fazem quando estão dentro da sua loja virtual. Conheça sobretudo quais são suas principais páginas de entrada e de saída. Observe como eles interagem em páginas intermediárias.
4 – Novos e recorrentes:
Fique sabendo qual o percentual de consumidores que retornam à sua loja virtual. Compreenda, assim, quantos dos seus visitantes estão prestes a se tornarem assinantes de E-mail Marketing. Ademais, saiba também quantos deles visitam seu site pela primeira vez.
5 – Duração da sessão:
Saiba quanto tempo em média dura cada visita em sua loja virtual. Descubra, por exemplo, quantas sessões duraram 10, 30, 60, 180 segundos ou mais. Com base nisso, melhore a usabilidade e o conteúdo para assim melhorar também o tempo de engajamento.
6 – Velocidade:
Constate quais páginas de vendas estão com carregamento lento e deixe-as mais leves. Otimize as fotografias e a codificação dessas páginas de modo que elas possam ser carregadas em 2 segundos ou menos. Assim, você poderá reter mais consumidores e gerar mais vendas.
7 – Comércio eletrônico:
Compreenda em quais períodos do ano o seu comércio eletrônico vende mais em quais vende menos. Visualize a relação do seu Marketing com o faturamento mensal e muito mais. Baseando-se nesses dados desenvolva campanhas para potencializar a performance.
8 – Mobile:
Reconheça quais são os dispositivos mais usados para acessar seu site e-commerce. Fique sabendo o percentual de consumidores que acessa via mobile, desktop, tablet. Saiba, ainda, o nome dos aparelhos usados no momento da visitação, entre outros dados.
9 – Metas:
Defina metas e avalie se os objetivos da sua loja virtual estão ou não sendo cumpridos. Por meio delas é possível descobrir, por exemplo, a frequência com que os consumidores realizam ações diversas como fazer uma compra, realizar um login, enviar um formulário, etc.
10 – Tempo real:
Monitore a atividade dos consumidores na sua loja online em tempo real. Saiba quantas pessoas estão no seu site agora, em quais páginas, suas localizações geográficas, as palavras-chave de referência e outros parâmetros ao vivo.
Vale mencionar, enfim, que o Analytics pode ser integrado com ferramentas como o Search Console e o Google Tag Manager, entre outras, as quais aumentam a quantidade e a qualidade dos dados sobre uma loja virtual. Vale a pena integrar tudo.
GOOGLE ANALYTICS PARA E-COMMERCE: CONCLUSÃO
“Conhece-te a ti mesmo” incentivava uma inscrição na entrada do Oráculo de Delfos na Grécia do século IV a.C. Ela cabe como uma luva no comércio eletrônico porque quem conhece melhor o próprio negócio pode também otimizá-lo melhor e assim fazer mais sucesso.
Use, então, o Google Analytics para conhecer, isto é, para fazer descobertas sobre o seu comércio eletrônico. Isso sem dúvidas lhe ajudará a crescer e estabilizar sua marca no mercado.
Acesse e leia também o post “Dados do e-commerce”. Conheça, assim, 10 estatísticas que você precisa saber antes de montar loja virtual.