Google Adsense na loja virtual: quando vale a pena usar?

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Programa de afiliados do Google gera lucro com base em cliques e visualizações

Google Adsense pode ser uma fonte de renda extra para o seu e-commerce. Imagem: @vectorjuice
Google Adsense pode ser uma fonte de renda extra para o seu e-commerce. Imagem: @vectorjuice

Google Adsense é o programa de afiliados do Google. Por meio dele você pode obter lucro ao publicar anúncios da Rede de Display na sua loja virtual ou no seu blog de e-commerce, por exemplo. Daí, então, na medida em que os consumidores que acessam as suas páginas visualizam e clicam sobre esses anúncios, você recebe rendimentos.

Os rendimentos, por suas vezes, são depositados na sua conta do Adsense. Desse modo, sempre que a quantia ultrapassar US $100 você pode fazer a retirada. Em outras palavras, você solicita à plataforma Adsense que faça a transferência do dinheiro para a sua conta bancária.

Como se pode observar, ao usar o Adsense você acrescenta uma nova fonte de renda ao seu e-commerce. Isto é, além de vender produtos como um e-commerce tradicional, você passa a exibir e ganhar dinheiro com anúncios. Mas será que fazer isso vale a pena? Em quais situações essa estratégia pode ser útil?

ADSENSE NO E-COMMERCE VALE A PENA?

Não são muitos os e-commerce que usam programas de afiliados. Entre os grandes, contudo, temos o Carrefour, que faz uso do Google Adsense. Quem navega pelas páginas do e-commerce da marca pode notar entre elas os anúncios, sempre identificados com as palavras “publicidade” e “anúncios Google”.

O Carrefour, para quem não sabe, é uma rede internacional de hipermercados que conta com e-commerces com milhares de páginas em múltiplos países. Isso, sem dúvida, gera uma alta exposição e consequentemente uma alta taxa de visualização e cliques nas publicidades. Assim, o Carrefour pode obter uma fonte de renda substancial com o recurso.

Vídeo: neste exemplo, uma publicidade do Google Adsense no Carrefour conduz usuário para site da Adobe. O Carrefour lucra a cada clique ou visualização de anúncios como este.

Portanto, pode valer muito a pena usar o Google Adsense no seu e-commerce, desde que você tenha muitas e muitas páginas de produtos para exibir os anúncios. Já para e-commerces com poucos produtos a taxa de cliques será baixa. Além disso, os anúncios poderão enviar seus clientes para os sites dos concorrentes.

Seja como for, vale a pena testar a ideia por algum tempo. O ideal é monitorar os acessos e verificar se as interações geram lucro e se o processo interfere na fidelidade do cliente. É preciso entender se vale a pena usar só no blog, só na loja ou em ambos. Enfim, como diz o ditado, “cada caso é um caso”.

Assim que puder clique em “Qual a diferença entre Google Adsense e Google Ads” e saiba mais sobre essas plataformas do Google!