GMV é a sigla para Gross Merchandise Volume, o que em Português significa Volume Bruto de Mercadoria. É uma métrica com a qual os gestores de empresas podem calcular a receita que seus negócios de varejo online geraram ao longo de um período.
É importante frisar que o GMV é uma métrica exclusiva para o varejo online. Com efeito, por meio dela você pode acompanhar a receita bruta de vendas feitas via redes sociais, apps mensageiros e sites de e-commerce como lojas virtuais e marketplaces, por exemplo.
COMO ACOMPANHAR O GMV?
Para calcular e acompanhar o Gross Merchandise Volume é muito simples. Tudo o que você precisa fazer é multiplicar o número de produtos vendidos pelo preço individual do produto ao longo de um período como um dia, uma semana, um mês, um trimestre, um semestre, um ano, etc.
Então, digamos que você possua uma loja virtual de cosméticos e que tenha vendido 88 unidades do fictício Good Shampoo Plus em agosto, quando cada unidade custava R $4,96. Desse modo, para encontrar o GMV, basta multiplicar 88 por R $4,96. Assim, o GMV no período foi R $436,48.
Você também pode calcular o Volume Bruto de Mercadoria de outros períodos. Por exemplo, suponhamos que sua loja tenha comercializado 1.093 unidades do Good Shampoo Plus em 2021. Neste caso, multiplica-se 1.093 por R $4,96, o que resulta em um GMV de R $5.421,28 no referido ano.
Enfim, vale dizer, se você usa uma plataforma e-commerce como a VTEX é muito mais fácil acompanhar o GMV. A VTEX possui um módulo OMS, que gera um relatório financeiro com diferentes métricas para você acompanhar, dentre as quais o GMV.
VANTAGENS
Devido à simplicidade de cálculo, o GMV é uma forma fácil de acompanhar o desempenho do seu negócio online. Você bate o olho nos números e já tem uma ideia do que pode estar ocorrendo nos seus canais de vendas.
Além disso, essa métrica permite comparar resultados. Você pode, por exemplo, comparar a performance de vendas de 2020 com a de 2021, entre outros períodos. Desse modo, é possível saber se o desempenho está melhorando ou piorando.
Com efeito, acompanhar o GMV lhe ajudará a fazer previsões financeiras. Ou seja, essa prática lhe permitirá ter uma noção de como ajustar seus orçamentos de Marketing e de vendas, entre outros setores. Além disso, isso lhe permitirá entender se é hora de realizar alguma melhoria na sua loja virtual, entre outros fatores.
Apesar da praticidade dessa métrica, você não deve deixar de acompanhar outras métricas como o Retorno do Investimento (ROI), a taxa de conversão e o índice de abandono de carrinho. Quanto mais métricas você acompanhar, melhor a visão que você terá sobre o seu negócio.
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