Gestão de sellers VTEX é o nome dado a um conjunto de ferramentas e recursos da plataforma VTEX que possibilitam que você, empreendedor(a) digital, administre a base de vendedores do seu site marketplace. E, além disso, que permitem que os próprios vendedores possam gerenciar suas contas individualmente.
Ao ativar a sua conta na VTEX, você tem acesso ao painel My Marketplace, onde poderá ativar, pausar e organizar grupos de sellers (vendedores), por exemplo. Também poderá adicionar e administrar taxas de comissão para os sellers, entre outras ações. Continue lendo e fique por dentro!
GESTÃO DE SELLERS VTEX: FERRAMENTAS
O dashboard My Marketplace da VTEX contém praticamente todos os recursos que você irá precisar para fazer a gestão de sellers. É nele onde você encontrará ferramentas para mapeamento de catálogos, convite de sellers, visualização de métricas, recebimento e conexões de SKUs. Esse painel conta, ainda, com recursos de gestão de produtos, pedidos, preços, inventários, integrações, network e rastreamento.
Para adicionar sellers, por exemplo, basta enviar um convite por e-mail a partir da plataforma VTEX. Daí, então, assim que o seller receber o convite, ele poderá aderir ao seu marketplace usando a própria VTEX Account. Caso, contudo, o vendedor não tenha uma conta na plataforma, ele poderá criar uma de forma fácil e rápida. Ademais, é possível integrar selles via APIs.
Dentro do referido dashboard encontra-se o menu “Seller Management”, onde se realiza a gestão dos vendedores que foram convidados para o seu marketplace. É por meio deste menu que se pode ativar ou pausar os sellers, bem como filtrá-los e organizá-los em grupos, por exemplo. É aqui também onde se pode fazer a gestão das taxas de comissões dos sellers por produtos, categorias ou custos de envio.
Assim que integrados ao seu marketplace, os sellers têm acesso ao Portal Seller. Aí eles podem adicionar produtos, preços, estoques e dados logísticos. E mais, os vendedores conseguem enviar e sincronizar produtos e anúncios com o seu marketplace. Além disso, eles podem receber e administrar os pedidos por meio de um sistema de gestão nativo, o VTEX OMS.
PERFORMANCE
O VTEX Marketplace proporciona uma performance extraordinária aos empreendedores digitais que o utilizam. O e-commerce mexicano doto.com.mx, por exemplo, conseguiu incorporar os primeiros cinco sellers em menos de dois meses. Dessa maneira, esta empresa aumentou o catálogo em 300% em apenas 60 dias. Tal estratégia gerou um aumento de 240% nas vendas da doto.com.mx em 2021.
Já a Colgate PRO, que investiu em um marketplace VTEX na área de saúde bucal, obteve um aumento de mais de 45% no total de unidades vendidas. Além disso, a empresa alcançou um crescimento de 496% no valor médio das vendas. A implantação do marketplace levou apenas 100 dias, um recorde levando em consideração o tamanho do projeto.
SUPORTE PARA IMPLANTAÇÃO E GESTÃO
Quer implantar um marketplace usando a plataforma VTEX, mas não sabe como? Não se preocupe, pois você pode recorrer ao suporte de uma agência especializada. A Agência e-Plus, por exemplo, é certificada em VTEX desde 2015 e atende empresas como a sua no Brasil, Portugal, Argentina, Espanha e em outros países da América e Europa.
Além de suporte para implantação, a Agência e-Plus pode realizar a gestão de sellers VTEX. Nossa equipe é altamente qualificada. Somos reconhecidos globalmente pelo Quadrante VTEX como uma agência com alta capacidade de execução de projetos de e-commerce e conhecimentos avançados na área técnica. Para saber mais, clique no botão a seguir e inicie uma conversa conosco via app mensageiro: