“Perdas & Lucros” (P&L) é uma declaração onde são contabilizadas as receitas, despesas, bem como o lucro líquido ou prejuízo, o que possibilita verificar se uma empresa é ou não sustentável em médio e longo prazo. Fundamental na gestão de e-commerce, a sua realização é considerada uma das boas práticas de comércio eletrônico B2B.
A título de exemplo, caso você já tenha assistido ao seriado “O Sócio”, verá que o protagonista Marcus Lemonis sempre realiza uma demonstração de resultados do tipo P&L antes de fechar algum acordo. Além de ajudar a estipular o quanto investir, essa declaração mostra se o negócio tem ou não um futuro promissor.
Outras vantagens de trabalhar com P&L na gestão de e-commerce
Por meio de uma demonstração P&L é possível:
– Descobrir se seu e-commerce está tendo perdas ou lucros no momento atual;
– Compreender como está a saúde financeira do seu comércio eletrônico como um todo;
– Saber se a tendência do seu e-commerce em médio e longo prazo é ter lucro ou perda;
– Conhecer e interpretar os altos e baixos do seu e-commerce ao longo do tempo;
– Usar tal documento como base para a preparação do Imposto de Renda;
– Usar tal documento para fechar parcerias e buscar investimentos;
– Utilizar os dados para alinhar as KPIs da sua estratégia para e-commerce;
– Verificar onde estão as maiores perdas e assim otimizar a cadeia de valor do negócio.
Relatórios detalhados de P&L proporcionam, para quem quer que seja que esteja realizando a gestão de e-commerce, mais facilidade para tomar decisões. E, ainda, maior probabilidade de tomar as decisões certas. Com isso, pode-se garantir não apenas a sobrevivência do e-commerce no mercado como também o seu crescimento.
Como produzir uma declaração P&L
Uma declaração P&L básica é uma folha de papel que deve conter:
– Cabeçalho com nome da empresa;
– Período de abrangência (data de início e de término);
– Receitas obtidas dentro do período estipulado;
– Despesas contraídas dentro do período estipulado;
– Cálculo das receitas menos as despesas, o que é igual ao lucro líquido.
Se você fizer a declaração mensalmente, então poderá gerar gráficos de despesas, receitas e lucro líquido anualmente. Isso certamente lhe mostrará quando, como e o que subiu ou desceu. A interpretação desses gráficos, por si só, lhe ajudará a descobrir muitas coisas e ter muitos insights para melhorias do seu e-commerce.
É bom ficar ciente, contudo, que os Microempreendedores Individuais que são donos de lojas virtuais podem produzir demonstrativos de P&L simples. Entretanto, empresas maiores precisam de declarações de P&L precisas e abrangentes, o que nesse caso deve ser feito com a ajuda de um bom profissional de Contabilidade.