Gerente e-commerce é o(a) profissional que administra o dia a dia de uma loja virtual tendo em vista sobretudo o cumprimento e/ou superação das metas de vendas estipuladas pelos empreendedores (também chamados de criadores e/ou donos do negócio).
Um(a) gerente e-commerce pode ser muito bem ou muito mal pago(a). Tudo vai depender do tamanho da empresa e dos recursos que ele(a) terá que administrar. Seja como for, lembre-se que grandes salários são acompanhados de grandes responsabilidades.
Quanto ganha um gerente e-commerce no Brasil?
De acordo estimativa obtida a partir de 56 salários publicamente mantida pelo site de empregos Love Mondays, um gerente e-commerce pode ganhar desde R$ 1.271,00 a até R$ 17.778,00 de salário.
O estudo mostra que a maioria ganha o salário mais baixo possível mencionado no parágrafo anterior, mas que uma boa parcela dos profissionais do setor ganha em torno de R$ 6.200,00.
Habilidades requeridas de um(a) gerente e-commerce
Ao se observar as descrições de vagas de emprego voltadas para gerente e-commerce em sites de Recursos Humanos no Brasil, percebe-se que as empresas requerem de um(a) gerente e-commerce habilidades muito diversas. Basicamente, é desejável que eles(as) tenham capacidade para:
• Administrar processos e metas de vendas em loja virtual
• Gerenciar vendas em marketplaces
• Operar a plataforma e-commerce utilizada pela empresa
• Operar aplicativos anexos à plataforma de e-commerce
• Trabalhar com Big Data (gerar e interpretar relatórios)
• Gerenciar projetos B2B e B2C
• Gerenciar campanhas de Marketing Digital
• Administrar as promoções da loja virtual
• Dialogar e supervisionar fornecedores
• Dialogar e fechar parcerias
• Lidar com parceiros como agências de Marketing e designers
• Monitorar as lojas virtuais concorrentes
• Administrar a evolução do mix de produtos
• Gerenciar KPIs como tráfego, pedidos, conversões, ROI, etc.
• Lidar com sistemas, processos e equipes de logística
• Lidar com equipes multidisciplinares
• Fazer intervenções positivas na usabilidade da loja virtual
• Gerenciar conteúdos descritivos de produtos e blogs e-commerce
• Estabelecer comunicação interna eficaz
• Maximizar ações cross-selling
• Planejar ciclo de vida dos produtos
• Intermediar setor de compras
• Prospectar novos produtos para o site de e-commerce
• Ter conhecimento da área de atuação do comércio eletrônico em questão
• Aumentar o número de visitas da loja virtual
• Qualificar os visitantes para que se tornem clientes
Geralmente, o(a) gerente e-commerce delega tarefas para outros profissionais que atuam lado a lado com ele(a). Dentre esses profissionais estão o Front-end, o gerente de produtos, o especialista em links patrocinados e o redator (produtor de conteúdo). Além disso, há os profissionais parceiros como os influenciadores digitais, por exemplo.
Por fim, cada empresa tem uma demanda que pode exigir mais ou menos do gerente e-commerce.
Como se tornar um gerente e-commerce?
De fato, o caminho mais fácil para se tornar um gerente e-commerce é por meio da realização de um curso de graduação em Administração. Posteriormente, pode-se fazer um curso de MBA, tecnologia ou pós-graduação voltado para o comércio eletrônico.
Ademais, acesse o artigo “Faculdade e-commerce: onde fazer?” e fique por dentro de alguns treinamentos universitários que irão prepara-lo(a) para esse ramo de atividade que é um dos mais promissores do Brasil na atualidade.