Gerente de Marketing Digital é o(a) profissional que planeja e aplica estratégias e técnicas de divulgação principalmente nos meios online. No contexto do e-commerce, ele(a) tem basicamente quatro grandes objetivos:
1 – Aumentar o número de visitantes únicos em uma loja virtual para que esta possa fazer mais vendas;
2 – Aumentar o número de assinantes (de E-mail Marketing, canais de vídeos e mídias sociais, por exemplo) e assim obter um público de potencias compradores;
3 – Tirar as dúvidas dos assinantes e prepará-los para que possam comprar pela primeira vez ou comprar mais vezes ao longo de um determinado período;
4 – Aumentar a Taxa de Conversão de Vendas (TCV).
No Brasil, a TCV média é de 1%. Então, isso significa que a cada 100 visitantes de uma loja virtual apenas 1 compra. Sendo assim, é tarefa do(a) gerente de Marketing usar suas habilidades para aumentar a TCV para 2%, 3%, 4% ou mais.
Enfim, é nessa hora que você diz: “Mas que habilidades seriam essas, Tiago?”
Quais as habilidades que um(a) gerente de Marketing Digital deve ter?
Basicamente, para divulgar e-commerce um(a) gerente de Marketing Digital precisará contar com habilidades que lhe permitam planejar e colocar em prática estratégias e técnicas como as de:
• Campanhas de Marketing Digital para e-commerce
• E-mail Marketing para e-commerce
• Links patrocinados para e-commerce
• Blog e-commerce
• Canal de vídeos e-commerce
• Mídias Sociais Ads
• SEO e-commerce
• Comparadores para e-commerce
• Plataformas e-commerce
• Sistemas de promoções de produtos em lojas virtuais
• Funil de Vendas
• E-books para e-commerce
• Inbound Marketing para e-commerce
• Mídia Programática para e-commerce
• Webinar
• Automação de Marketing
• Real Time Marketing/lives
• Chatbots
• Native Ads
• Growth Hacking
• Softwares do tipo Analytics
Um(a) gerente de Marketing Digital deve saber sobretudo criar projetos, operar e monitorar todas as ferramentas mencionadas nos tópicos imediatamente anteriores e acompanhar também os consumidores a elas integradas.
Como se tornar um(a) gerente de Marketing Digital?
Alguém que queria se tornar um(a) ótimo(a) gerente de Marketing Digital deve:
• Concluir curso superior (graduação ou pós, por exemplo) em Marketing
• Concluir treinamentos de atualização e alta performance em Marketing Digital
Seja como for, sugiro aos(às) interessados(as) neste ramo de trabalho a realização de um Curso de Marketing Digital na ComSchool, pois os treinamentos dessa escola são reconhecidos pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
Vale a pena contratar um gerente de Marketing Digital para e-commerce?
Sem dúvida, vale a pena. Um(a) profissional de Marketing Digital lhe ajudará sobretudo a aumentar o número de visitantes únicos da sua loja virtual e também o número de assinantes. Com isso, você poderá fazer muito mais vendas.
Para contratar um profissional desse ramo, publique uma vaga de emprego em sites como:
• InfoJobs
• LoveMondays
• Catho
• Empregos
• Indeed
Decerto, se você não quiser se comprometer com o pagamento de salários e encargos, então considere a possibilidade de contratar os serviços de Marketing Digital em uma agência como a e-Plus.
A e-Plus fornece os seguintes serviços de Marketing Digital:
• SEO
• Links patrocinados
• E-mail Marketing
• Comparadores
• Gestão de Marketing Digital para e-commerce
Em muitos casos, a terceirização desses serviços com uma agência de Marketing Digital como o a e-Plus poderá sair muito mais em conta do que a contratação de um profissional específico.
Quanto pagar para um gerente de Marketing Digital?
De acordo com o site LoveMondays, a faixa salarial média de um(a) gerente de Marketing Digital gira em torno de R$ 8.633,00 (dados de março de 2019). De 70 salários contabilizados neste site até a referida data:
• 31 são de R$ 3.114,00
• 18 são de R$ 7.041,00
• 13 são de R$ 10.969,00
• 7 são de R$ 14.896,00
• 1 é de R$ 18.823,00
Grandes salários são acompanhados de grandes responsabilidades. Esse lema vale tanto para o empregador quanto para o empregado. Mas, enfim, este é o cenário. Faça as suas contas, isto é, analise se é melhor contratar um(a) gerente de Marketing Digital ou terceirizar essa área para uma agência de Marketing Digital.