A Rakuten Digital Commerce publicou em julho de 2017 o infográfico “Como as gerações consomem na internet” em que apresenta um estudo realizado com 472 e-consumidores, o qual demostrou que as pessoas nascidas entre os anos 1980 e 1995 (a Geração Y) gostam mais de comprar via lojas virtuais do que via lojas físicas.
Observe as proporções a seguir, conforme a referida pesquisa:
• Geração Y: 95% de inclinação para compras online e 5% em lojas físicas
• Geração Z: 87% de inclinação para compras online e 13% em lojas físicas
• Geração X: 87% de inclinação para compras online e 13% em lojas físicas
• Geração Baby Boomer: 84% de inclinação para compras online e 16% em lojas físicas
• Geração Boomer: (não há dados)
Esse estudo vai de encontro à outra pesquisa realizada pela Campaigner com 761 consumidores e publicada em abril de 2017, o qual revelou que a “Geração Y é mais suscetível ao E-mail Marketing para e-commerce”.
Um terceiro estudo feito pela University of Southem demonstra que, apesar de a Geração Z não ser aquela que mais prefere comprar em lojas virtuais, ela é a que responde e-mails com mais rapidez. Saiba mais sobre isso no artigo “E-mail Marketing no e-commerce é relevante para a Geração Z”.
Por fim, a geração Boomer (nascidos entre 1920 e 1945), apesar de não ter sido contemplada no estudo da Rakuten, também pode fazer compras via e-commerce, ainda que em menor número e muitas vezes com a ajuda dos filhos e dos netos. Nesse contexto, vale conferir “Estratégias de e-commerce para a terceira idade”.