Geração de demanda: o que é e o que isso tem a ver com o seu e-commerce?

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3 formas de gerar desejo de compra em consumidores que ainda não conhecem sua marca ou produto

Foto: a imagem mostra uma influenciadora de beleza criando um vídeo tutorial para demonstrar produtos de maquiagem, passando a ideia de geração de demanda no e-commerce. Em outras palavras, esse tipo de conteúdo gera desejo e impulsiona as vendas online.
Contratar um influencer para mostrar o seu produto para um público-alvo diferente é uma boa estratégia para a geração de demanda. Foto meramente ilustrativa: @wayhomestudio

Em Marketing, geração de demanda é um conceito que diz respeito à ação de fazer com que consumidores que ainda não conhecem e/ou não precisam do produto que você vende passem a conhecê-lo e a necessitá-lo. Mas mais do que isso, passem a desejar comprá-lo.

Dessa maneira, enquanto na captura de demanda, que é outro conceito usado em Marketing, a necessidade por um produto já está incutida no público-alvo; a geração de demanda visa justamente despertar esse carecimento em públicos-alvo onde ele ainda não existe.

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Sabendo disso, apresentaremos em seguida algumas boas estratégias úteis para você, varejista do e-commerce, gerar demanda em públicos-alvo que a sua loja virtual ainda não contempla. Isso certamente aumentará as suas vendas. Acompanhe!

3 ESTRATÉGIAS DE GERAÇÃO DE DEMANDA

Para expandir o seu mercado, use estratégias de geração de demanda como:

Marketing de Influência:

Contrate um influenciador digital com público-alvo que o seu e-commerce ainda não abrange, mas que tem potencial para ser uma mina de ouro. Instrua-o a estimular o público a criar interesse na sua marca ou produto específico. Os espectadores devem despertar para um problema ou necessidade que eles nem sabiam que tinham. Você também pode contratar o influencer para apresentar seu live commerce.

Programas de Referência:

Outra boa estratégia de geração de demanda, os programas de referência visa incentivar os seus clientes atuais, por meio de recompensas como descontos, a falarem sobre o seu produto e a sua marca para os amigos e familiares deles que ainda não conhecem seu e-commerce. Basicamente, o que acontece aqui é que os seus clientes atuais passam a atuar como influenciadores, fazendo Marketing Boca a Boca e atraindo um novo público.

Vídeo: saiba mais sobre Marketing Boca a Boca (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!

Brand Marketing:

Nesta estratégia, a ideia central é melhorar a consciência de marca do seu e-commerce. Isso envolve, por exemplo, a realização de campanhas de marca com tráfego pago no Youtube, Facebook e Instagram, entre outras mídias. Também é possível fazer isso por meio de Marketing de Conteúdo. Além disso, opções como Assessoria de Imprensa e Relações Públicas podem ser úteis neste sentido.

Tráfego pago

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Como se pode observar, a geração de demanda aumenta a visibilidade da sua marca para públicos que ainda não tinham noção da existência dela. De fato, colocar esta ação em prática pode expandir muito a sua base de clientes, entre outras vantagens. Saiba mais em seguida!

VANTAGENS DA GERAÇÃO DE DEMANDA

Entre as principais vantagens da geração de demanda podemos citar, por exemplo:

  • Aumento da visibilidade da sua marca e dos seus produtos;
  • Abertura de novos mercados com consequente expansão da sua base de clientes;
  • Maior engajamento com públicos que não são o seu público principal;
  • Criação de novas oportunidades, parcerias e colaborações.

Por estas e outras, portanto, vale a pena colocar em prática a ação de geração de demanda no seu e-commerce. Isso, sem dúvidas, ajudará o seu comércio eletrônico a aumentar o market share. Continue lendo e saiba como implementar!

COMO IMPLEMENTAR A GERAÇÃO DE DEMANDA?

Para criar geração de demanda no seu e-commerce, recorra ao suporte da Agência e-Plus! A Agência e-Plus conta com certificação nas melhores plataformas de campanhas de anúncios patrocinados na internet, tais como a Meta Ads e Google Ads; e em plataformas de influenciadores como a Wake Creators (antiga Squid by Wake), bem como em ferramentas de Marketing Orgânico e Inbound Marketing como a RD Station e a E-goi, entre outras, ideais para o propósito. 

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