GEO: O SEO para que chatbots e IAs falem da sua marca

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Como garantir que a inteligência artificial mencione sua empresa

Braço de um robô segurando uma lente de aumento em direção a um computador, representando o conceito de GEO (Generative Engine Optimization), que otimiza marcas para serem mencionadas por IAs e chatbots.
Foto meramente ilustrativa: @freepik.com

Seu cliente pode estar buscando informações sobre a sua marca agora mesmo. No entanto, será que as respostas dos mecanismos de busca – e agora, das inteligências artificiais – estão te favorecendo? Com o avanço das IAs generativas, como o ChatGPT e as “Visões Gerais de IA” do Google, surge um novo desafio: garantir que sua marca seja mencionada nessas respostas automatizadas. É justamente nesse contexto que entra o GEO (Generative Engine Optimization), um novo conceito que amplia o alcance da sua estratégia digital.

O QUE É GEO E POR QUE ELE IMPORTA?

O GEO (Generative Engine Optimization) é a otimização para que sua marca seja citada em respostas geradas por IAs e chatbots. Enquanto o SEO tradicional focava em aparecer nos primeiros resultados do Google, agora o desafio é garantir que essas inteligências consigam entender e mencionar corretamente sua empresa.

Nos últimos anos, o comportamento do consumidor mudou. Muitas pessoas já estão recorrendo diretamente a assistentes virtuais e chatbots para obter informações, e essa tendência tende a se fortalecer. Para se ter uma ideia, segundo a Similarweb, nos EUA o tráfego vindo do ChatGPT e similares cresceu 8x nos últimos seis meses. Por outro lado, no Brasil, esse número já representa 8,4% do tráfego em sites de conteúdo, mas apenas 1,74% no e-commerce.

COMO OTIMIZAR SUA MARCA PARA IA USANO O GEO?

Se você já aplica as boas práticas de SEO, está no caminho certo para o GEO. A grande diferença, porém, está na forma como os algoritmos interpretam e utilizam os dados disponíveis. Por isso, para garantir que sua empresa seja reconhecida pelas IAs, é essencial seguir os quatro pilares do EEAT:

  • Experiência (Experience): produza conteúdos que respondam perguntas reais do seu público, utilizando uma linguagem natural e exemplos práticos.
  • Especialização (Expertise): crie conteúdos únicos, trazendo insights e informações valiosas que diferenciem sua marca.
  • Autoridade (Authoritativeness): busque reconhecimento no seu nicho, sendo citado por outras publicações e especialistas.
  • Confiabilidade (Trustworthiness): garanta que sua marca esteja presente em fontes confiáveis e mantenha suas informações atualizadas nos principais diretórios e sites relevantes do setor.
Vídeo – GEO: O SEO para que chatbots e IAs falem da sua marca | Agência e-Plus

ESTRATÉGIAS DAS BUSCAS E O IMPACTO NO E-COMMERCE

O conceito de GEO ainda está em processo de consolidação, mas a tendência já se mostra bastante clara: as buscas estão se tornando cada vez mais conversacionais e personalizadas. Dessa forma, empresas que conseguirem adaptar suas estratégias desde já certamente terão vantagem competitiva no futuro.

No e-commerce, as recomendações feitas por IAs podem influenciar diretamente as vendas. Imagine um cliente perguntando ao ChatGPT: “Qual a melhor loja para comprar tênis esportivo?” – Se sua marca estiver bem otimizada para GEO, então ela terá muito mais chances de aparecer como uma resposta relevante.

CONCLUSÃO

Se antes o SEO se resumia em aparecer no Google, agora a prioridade vai além disso: é preciso garantir que as IAs tenham as informações corretas sobre sua marca. Nesse sentido, o GEO surge como uma estratégia fundamental para se destacar nesse novo cenário, permitindo que sua empresa esteja presente nas respostas de chatbots e assistentes virtuais.

Quer sair na frente? Comece agora mesmo: otimize seu conteúdo, fortaleça sua presença digital e aplique os princípios do EEAT para garantir que as inteligências artificiais mencionem sua marca da forma correta.