Gen Z representa 23% da força de trabalho no Brasil

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Indivíduos desta geração formam o segundo maior grupo de consumo no país

Foto: quatro jovens Zoomers da Gen Z
Uma das principais características da Gen Z é o apreço pela diversidade. Foto meramente ilustrativa: @freepik

A Geração Z, também chamada de Gen Z, TrueGen, Centennials ou Zoomers, formada por indivíduos que nasceram entre os anos de 1997 e 2012, já ocupam o segundo lugar no Brasil quando o assunto é poder de consumo. Neste artigo, nós apresentaremos alguns dados e características desta geração e mostraremos para você, comerciante, como cativar este público. Acompanhe em seguida!

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GEN Z COMO FORÇA DE CONSUMO

Com 2 bilhões de indivíduos, de acordo com números compilados pelo portal IstoÉ, a Gen Z já constitui 25% de todas as pessoas do mundo. Enquanto isso, no Brasil, que é um país envelhecido, eles somam 34 milhões, o que equivale a apenas mais ou menos 16% da população.

No entanto, no Brasil, ainda segundo dados da IstoÉ, os Zoomers já entraram para a condição de segunda maior força de trabalho. Eles são os novos jovens do país, mas quando o assunto é o trabalho e o poder de consumo, ficam atrás somente dos Millennials, a Geração Y. Observe:

NOME DA GERAÇÃOPERÍODO DE NASCIMENTOFAIXA ETÁRIA ATUALATRIBUTO PRINCIPALFORÇA DE TRABALHO
PERDIDA1883 a 1900sem contextoDesilusãoInativa
GRANDIOSA1901 a 1924100 a 123 anosResiliênciaInativa
SILENCIOSA1925 a 194579 a 99 anosConformidadeAposentados
BABY BOOMERS1946 a 196460 a 78 anosOtimismo16%
GERAÇÃO X1965 a 198044 a 59 anosIndependência20%
MILLENIALS Y1981 a 199628 a 43 anosInovação25%
GEN Z1997 a 201212 a 27 anosDiversidade23%
ALFA2013 a 20186 a 11 anosDigitalizaçãoInativa
CORONABABIES2019 a 20301 a 5 anosAdaptabilidadeInativa
Tabela: as gerações e suas características. Fontes: IstoÉ, Wikipédia, McKinsey e Startupi, com edição da Agência e-Plus

Decerto, não demorará muito, os Centennials ultrapassarão os Millennials e logo dominarão o mundo do trabalho, as posições de liderança e o consumo. Isso ocorrerá não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Por isso, você comerciante precisa entender rápido como esse público se comporta e como vender para eles. Continue lendo para saber mais!

CARACTERÍSTICA DA GEN Z NO CONSUMO

Na hora do consumo, a Geração Z conta com muitas características. Entretanto, as principais é que eles:

  • Valorizam marcas que expressam pontos de vista, isto é, que são genuínas e transparentes;
  • Prezam pela individualidade e, sendo assim, gostam de experiências de consumo personalizadas;
  • Consomem para expressar a individualidade e não para se parecer com o resto do grupo;
  • Confiam nas opiniões e recomendações dos influenciadores digitais que acompanham;
  • Possuem mais acesso à informação e, por isso, são mais conscientes e preferem produtos sustentáveis;
  • Compram com mais frequência que as outras gerações por meio dos dispositivos móveis;
  • Gostam de respostas rápidas;
  • Enaltecem a diversidade e a inclusão social;
  • Adotam novas tecnologias com rapidez;
  • Cancelam marcas com as quais não concordam com a filosofia;
  • Preferem o prazer imediato do que esperar para usufruir de algo no futuro.

Agora que você já sabe mais sobre a Gen Z, apresentaremos adiante algumas formas de cativar esse público. Dessa maneira, você poderá conduzir os indivíduos desta geração para o seu e-commerce com mais facilidade. Certamente poderá vender muito mais assim. Confira!

COMO CATIVAR ESSE PÚBLICO?

Para cativar e vender mais para os Zoomers, leve em conta as características deles no consumo, conforme estudamos no tópico anterior. Com base nisso:

  • Ofereça experiências personalizadas no seu e-commerce. Para fazer isso, empregue estratégias como a do Inbound Marketing integradas com tecnologias como a RD Station, que possibilitam hiperpersonalização;
  • Forneça respostas rápidas para as perguntas e objeções dos indivíduos da Geração Z. Para isso use, por exemplo, ferramentas como o WhatsApp e chats com Inteligência Artificial humanizada;
  • Comunique-se por meio de redes sociais como o Instagram e TikTok. Expresse os pontos de vista da sua marca e correlacione-os com as características dos Zoomers;
  • Use plataformas como a Wake Experience para contratar influenciadores digitais capazes de criar uma conexão maior entre a sua marca e a Geração Z.
Vídeo: saiba mais sobre hiperpersonalização (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!

Além disso, aposte em conteúdos sobre sustentabilidade, crie experiências mobile, aproveite que eles amam games e use gamificação no e-commerce, forneça atendimento multicanal e faça promoções exclusivas, entre outras ações. Enfim, fale a língua dos Zoomers e eles farão o seu e-commerce se destacar!