Garantia de produto: qual o impacto disso no e-commerce?

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Saiba por que oferecer planos de proteção para os seus produtos!

A garantia de produto estabelece prazos para que o cliente possa reclamar de problemas no item que comprou e obter soluções como devolução, troca ou manutenção. Imagem: @freepik
A garantia de produto estabelece prazos para que o cliente possa reclamar de problemas no item que comprou e obter soluções como devolução, troca ou manutenção. Imagem: @freepik

Garantia de produto, ou simplesmente garantia, é um documento que assegura que o produto comprado por um cliente no varejo físico ou online tem a qualidade, a durabilidade e a eficiência informada em seus manuais e discursos de Marketing.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor existem três tipos de garantias:

  • Legal: estabelecida pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), esta garantia reserva 30 dias para o cliente reclamar de problemas com o produto não duráveis como alimentos e 90 dias para produtos duráveis como uma TV, por exemplo;
  • Contratual: este tipo de garantia de produto é aquela que o fabricante ou fornecedor aplica ao produto por livre e espontânea vontade. Conforme o CDC, ela não é obrigatória, mas pode complementar a garantia legal. Em geral, tem duração de 9 meses a um ano;
  • Estendida: é uma garantia que os varejistas podem “vender” para os clientes. É um tipo de seguro contra defeitos do produto, o qual pode ser contratado à parte. Quanto à duração, o comum é oferecer prazos de 12, 24 e 36 meses.

Desse modo, além das garantias legal e contratual, você varejista online pode criar planos de garantia estendida e proteção de produtos, os quais os consumidores poderão escolher no momento do checkout na sua loja virtual. Isso sem dúvida proporciona mais segurança e melhor experiência de compras.

IMPACTO DA GARANTIA DE PRODUTO NO E-COMMERCE

A garantia de produto, sobretudo a estendida,  gera um grande impacto no e-commerce. Para você ter uma ideia, as garantias estendidas aumentam a intenção de compra em 25% em média, de acordo com dados da Assurant citados pela Clyde.

Vídeo: saiba mais sobre garantias e garantia estendida

Oferecer este e outros tipos de garantia durante o checkout pode fazer com que 78% dos clientes gastem mais na sua loja virtual, aumentando o seu ticket médio, conforme dados de relatório da PYMNTS citado pelo blog Cover Genius.

Além disso, segundo estudo da Mulberry, 47% dos consumidores são mais propensos a escolher marcas que oferecem planos de proteção de produtos. E mais, 32% não fariam uma compra se a marca não oferecesse planos de proteção.

Por essas e outras, comece a oferecer planos de garantia de produto para todos os itens da sua loja virtual. Dessa maneira, ao saber que os produtos estão protegidos, os seus clientes poderão comprar com mais tranquilidade.

Assim que puder clique em “Review de produto” e saiba por que isso é fundamental na sua loja virtual!