No comércio eletrônico, Full Journey ou Jornada Completa é o nome de uma abordagem de vendas na qual as marcas levam em conta as decisões do consumidor para, desse modo, atuar de forma personalizada em cada etapa da Jornada do Cliente.
Só para lembrar, a Jornada do Cliente é composta por quatro etapas. A primeira delas é a fase de Conscientização, quando o consumidor tenta descobrir se tem ou não um problema que precisa ser resolvido. A segunda é etapa de Consideração, quando ele já sabe que tem um problema e começa a pesquisar possíveis soluções. Já na terceira etapa, a de Intenção, o consumidor passa a comparar produtos para ver qual tem melhor custo-benefício. E na quarta fase, enfim, a de Decisão, é quando ele decide e faz a compra.
Na abordagem Full Journey, as empresas varejistas como a sua intensificam o monitoramento do comportamento dos consumidores em cada etapa e, assim, conseguem entregar uma comunicação mais personalizada, que certamente vende muito mais.
5 PRINCÍPIOS DA FULL JOURNEY
A Full Journey tem como princípios os seguintes fatores:
1 – Cada interação é importante:
Para entender problemas e soluções, os consumidores vão à web fazer perguntas. Eles geralmente empregam termos como “o que é”, “como”, “onde”, “quando”, “por que”, “vantagens”, etc. Por isso, seu conteúdo deve oferecer suporte para cada uma dessas interações;
2 – As preferências mudam:
As preferências de cada consumidor não são imutáveis. Ao invés disso, elas podem mudar de acordo com a sazonalidade, com a data comercial, com a urgência da compra, entre outros fatores. E você, varejista, deve saber aproveitar esse fato. Você deve criar a comunicação adequada para essas ocasiões;
3 – Cada consumidor tem um caminho:
Um consumidor pode iniciar contato com sua marca via blog, outro pelo Youtube e outro via redes sociais. Ele pode fazer isso a partir de uma loja física ou do chat da loja virtual, etc. Cada consumidor inicia a jornada como quiser e, na abordagem Full Journey, seu comércio deve estar preparado para isso.
4 – As necessidades mudam:
O mesmo consumidor pode querer comprar blusas no inverno e camisetas regatas no verão. Ele pode guardar dinheiro para comprar um novo smartphone na época da Black Friday ou no Dia do Consumidor. Com efeito, sua comunicação de Marketing e Inbound Marketing deve se adequar a essas necessidades variáveis.
5 – É possível gerar demanda a qualquer momento:
Os consumidores têm necessidades variadas ao longo do dia e conforme os locais que frequentam. Sendo assim, na abordagem Full Journey, você deve mapear o comportamento desses consumidores e lhes oferecer a comunicação de Marketing adequada em cada ocasião.
Como se pode observar, na abordagem Full Journey o consumidor é o centro das atenções. Toda a comunicação de Marketing é realizada em função do que o consumidor faz e precisa a cada momento. Leva tempo para aplicar, mas os resultados podem ser excelentes.
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