No e-commerce, o frete fixo é o nome dado à estratégia de logística na qual é ofertado ao consumidor um preço fixo para diferentes localidades na entrega de determinados produtos da loja virtual, tendo em vista gerar mais vendas e realizar um giro de mercadorias no estoque.
COMO FUNCIONA O FRETE FIXO NO E-COMMERCE?
No contexto da estratégia do frete fixo, o valor da entrega é o mesmo para todos ou para alguns produtos da loja online. Em geral, ele é aplicado mediante algumas regras e condições, as quais o consumidor precisa estar de acordo para poder receber o benefício.
Por exemplo, você pode estipular como regra que para o cliente ter direito ao frete fixo, o local de entrega deverá estar dentro dos limites de uma determinada cidade ou região. Também poderá condicionar esse recurso apenas para clientes que fizerem compras acima de um determinado valor.
Como calcular?
É importante saber calcular qual será o preço do frete fixo, pois um erro neste valor poderá interferir negativamente no faturamento da loja. Em outras palavras, se o cálculo for mal feito, o prejuízo poderá ser grande.
Então, na hora de calcular o frete fixo preste bem atenção. Leve em conta variáveis como o peso do produto, o tamanho da embalagem, a forma de envio e a distância, que influenciam diretamente no preço do frete.
Além disso, devem entrar no cálculo do frete fixo quesitos como o ticket médio, o volume de vendas por região, a margem de lucro e o faturamento mensal da loja virtual, entre outros que achar necessário. Isso lhe ajudará a chegar em um preço razoável, o qual lhe permitirá perder em algumas entregas e ganhar em outras, equilibrando os valores no fim das contas.
Vale mencionar, não existe uma fórmula para calcular o preço do frete fixo. Desse modo, é você quem precisará escolher as variáveis que entrarão na conta e realizar o cálculo por si mesmo. Então, coloque tudo no papel e tente chegar a um valor plausível.
VANTAGENS DE USAR ESSE RECURSO NO E-COMMERCE
Uma das vantagens de usar o frete fixo no e-commerce é que ele permite melhorar a experiência de compras. Com efeito, ele se torna um item fundamental para vencer a guerra de frete contra os seus concorrentes.
Ademais, o frete fixo também é útil para fazer girar produtos encalhados no estoque ou até mesmo para potencializar ainda mais as vendas de produtos que já têm muita saída. Ele também pode lhe ajudar a ganhar maior freguesia em determinadas regiões.
Use, enfim, o frete fixo no seu e-commerce. Integre-o a sua loja virtual e use-o em suas campanhas de Marketing tendo em vista atrair a atenção de consumidores que estão em busca de diferenciais e de oportunidades para fazer compras online.
Assim que puder clique em “Consolidação de cargas no cálculo de frete” e saiba como reduzir o preço do frete em até 40% no e-commerce!