Freguesia no e-commerce: como fazer um cliente comprar várias vezes

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Cinco maneiras de fidelizar seu público

Freguesia no e-commerce: o cliente que volta para comprar mais gera um percentual de lucro maior para a sua loja virtual. Imagem: @vectorjuice
Freguesia no e-commerce: o cliente que volta para comprar mais gera um percentual de lucro maior para a sua loja virtual. Imagem: @vectorjuice

Conquistar um cliente é bom, todavia aumentar a freguesia no e-commerce é excelente. Sim! Um freguês é um cliente que compra não apenas uma, mas várias vezes ao longo de um período como um mês ou um ano. Todo lojista deve querer ter cada vez mais fregueses.

Estima-se que manter um freguês custa quatro vezes menos do que conquistar um novo cliente. Para cada cliente novo você precisa investir pesado em links patrocinados, conteúdo e outras técnicas de Marketing Digital. Mas um freguês, hmmm, é só dar um empurrãozinho.

Pois neste artigo, apresento cinco maneiras de fidelizar o seu público para assim aumentar a sua freguesia. São cinco empurrõezinhos que lhe ajudarão a transformar aquele cliente que comprou um produto em um comprador assíduo. Continue lendo!

CINCO MANEIRAS DE CONQUISTAR MAIS FREGUESIA NO E-COMMERCE

Freguesia no e-commerce é a coisa mais doce que você vai ler hoje. Não tem nada melhor do que isso para melhorar o seu ânimo. Eu posso afirmar que, para lojistas como você, isso é melhor do que chocolate.

Você pode estar pensando agora, “Ok, Tiago, mas como eu faço para aumentar a freguesia no e-commerce?”. Aí eu te respondo que há muitas formas de fazer isso. Você pode começar usando, por exemplo:

1 – A função “Repetir pedido com um clique”

Experimente incluir na sua loja virtual a função “repetir pedido”. Assim, se neste mês um cliente comprar medicamentos ou itens de cesta básica, por exemplo, ele poderá querer refazer esta compra no próximo mês. E se no painel “Meus Pedidos” houver um botão chamado “Repetir Pedido”, o cliente não precisará selecionar tudo novamente. Basta um clique e pronto.

2 – A tática da “Compra recorrente”

Ofereça ao cliente um serviço de compra recorrente. Desse modo, a compra de produtos periódicos como medicamentos e alimentos é automatizada. Isto é, o cliente autoriza a cobrança periódica e o envio automático de determinados produtos. Imagine contar com algumas dezenas ou centenas desses assinantes da “compra recorrente” na sua loja virtual. Que maravilha, né?

Vídeo: compra recorrente na Amazon

3 – O recurso do E-mail Marketing

Inclua na sua loja virtual e no seu blog de e-commerce alguns formulários de captura de e-mails. Logo depois, separe listas de e-mails com leads, suspects, prospects, clientes e fregueses. Envie mensagens personalizadas para cada um deles. As mensagens devem sobretudo incentivar os leads, suspects, prospects e clientes a se tornarem fregueses também.

4 – A tática de “Integração do cliente”

Quanto mais integrar os clientes, mais você aumenta as chances de criar relacionamentos comerciais de longo prazo, isto é, de criar mais fregueses. Pois para integrar, faça com que seus clientes criem uma conta na sua loja virtual, assinem sua newsletter, entrem em contato via chat ou telefone, conectem-se com suas redes sociais e baixem o aplicativo do seu e-commerce, etc.

5 – O recurso “Programa de referência”

Crie um programa de referência de marca, que premia os seus clientes que indicam sua loja virtual para parentes e amigos. Para cada amigo ou familiar que se tornar cliente, você premia o cliente que os indicou com descontos e pontos de fidelidade em compras. Assim, além de lhe trazer novos compradores, o seu cliente atual poderá se transformar em um freguês.

RESUMINDO

Aumentar a sua freguesia é mais fácil do que conquistar um novo cliente. Portanto, invista em recursos e táticas com potencial para transformar os seus clientes atuais em fregueses. Como eu disse, não tem nada melhor para deixar você mais animado do que uma boa freguesia no e-commerce.

Assim que puder clique em “Retenção” e leia um post que apresenta uma estratégia chave para  fidelizar o público e lucrar com as devoluções.