Fraudes de cliques: o que é e como evitar?

5 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Saiba o quanto esse problema pode influenciar as suas campanhas de publicidade online!

Fraudes de cliques (fraudes de publicidade): acessos feitos por bots atrapalham campanhas de anúncios. Imagem: @kjpargeter
Fraudes de cliques (fraudes de publicidade): acessos feitos por bots atrapalham campanhas de anúncios. Imagem: @kjpargeter

Fraudes de cliques, também chamadas de fraudes de publicidade, é o nome dado à atividade mal intencionada, realizada por pessoas ou por bots, de clicar em anúncios online sem ter interesse nos mesmos.

Os bots, especialmente, podem causar muitos danos. Eles podem gerar milhares de cliques falsos em anúncios em poucos segundos. Além disso, eles podem inserir produtos nos carrinhos de compras e torná-los indisponíveis no estoque, bem como provocar lentidão na loja virtual.

Seja como for, feita por pessoas ou por bots, uma fraude de cliques pode ocorrer em anúncios publicados a partir de qualquer plataforma Ads. Não estão livres disso as plataformas Google Ads e Meta Ads, por exemplo, hoje as duas maiores do mercado.

Um dos motivos geradores das fraudes de cliques diz respeito às plataformas de afiliados. Uma pessoa cadastrada nesse tipo de plataforma pode querer gerar muitos cliques em um anúncio em seu próprio site para desse modo aumentar a receita.

Outro motivo para a ocorrência das fraudes de publicidade é quando uma empresa tem o interesse de lesar as campanhas de Marketing das empresas concorrentes. Assim, ela investe em bots que geram cliques nos anúncios tendo em vista aumentar os custos de empresas rivais.

Para ambos os casos, as plataformas Ads têm as suas próprias proteções. Elas conseguem identificar a atividade ilegal em muitas situações, mas nem sempre. Por isso, é sempre bom ficar atento aos cliques falsos e tomar providências.

FRAUDES DE CLIQUES EM NÚMEROS

Qual o impacto das fraudes de cliques nas campanhas de Marketing? De acordo com estudo da Associação Nacional de Propaganda citado pela Associação Nacional de Editores de Revistas, elas custam aos anunciantes de todo o mundo um montante de US $6,3 bilhões.

O mesmo estudo aponta que:

  • 25% de todas as impressões de vídeos publicitários são feitas por bots e não por humanos;
  • 10% (mais de) de todas as impressões publicitárias são fraudes de cliques;
  • 50% (mais de) todo o tráfego comprado para gerar visitantes únicos é fraudulento;
  • 20% (quase) das impressões publicitárias de Remarketing são fraudes de cliques.

Além disso, vale informar que:

  • 60% do tráfego brasileiro é constituído por interações geradas por bots, de acordo com dados da Abrahosting citados pela Alright;
  • 56% do tráfego geral de um site é feito por bots e 25% dos donos de sites não têm como identificar esse tipo de tráfego, conforme informações de infográfico da Invesp;
  • 72% da perda associada ao tráfego fraudulento da web ocorre em desktops e 28% em dispositivos móveis, segundo a já citada Invesp;
  • 37% dos anunciantes ​​estão dispostos a pagar um prêmio de 11% ou mais por tráfego humano certificado, isto é, para evitar os cliques por bots, conforme a Invesp.

As fraudes de cliques, enfim, aumentam o custo da sua publicidade. Mas isso não é tudo. Elas também podem fazer com que a sua equipe se baseie em dados de mercado falsos, comprometendo assim as campanhas futuras.

Portanto, as fraudes de cliques constituem um problema sério, que varejistas online como você não podem ignorar. É necessário tomar providências para evitá-las. Continue lendo e fique sabendo de algumas formas de fazer isso!

COMO EVITAR?

Para evitar as fraudes de cliques você deve sobretudo ficar de olho em atividades suspeitas. Use ferramentas como o Google Analytics para analisar as URLs dos sites de referência e visualizar picos de cliques, por exemplo. Faça uma auditoria de todas as métricas baseadas em cliques e compare resultados. Isso sem dúvida lhe ajudará a identificar os problemas. Assim você poderá pedir o reembolso dos seus anúncios nas plataformas como a Google Ads.

https://youtu.be/KzTepb7enmc
Vídeo: filtrando cliques inválidos na plataforma Google Ads (antiga Google Adwords)

Uma forma comum de evitar as fraudes de cliques é criar uma lista negra, na qual você insere os sites sem credibilidade. Dessa maneira, ao criar as suas campanhas de tráfego pago você pode bloquear tais sites para evitar que os seus anúncios sejam exibidos neles.

Além disso, procure comprar anúncios em plataformas confiáveis como a Google Ads e Meta Ads, que apesar de não estarem imunes às fraudes de cliques, contam com recursos que podem bloquear as atividades suspeitas.

Enfim, mantenha-se atento às fraudes de cliques e evite-as! Isso certamente proporcionará maior eficiência para a sua publicidade online. Em resumo, você tem muito a ganhar ao monitorar e dissipar as possibilidades de fraudes desse tipo.

Assim que puder clique em “Fraudes no e-commerce” e conheça algumas estatísticas e meios de proteção!