Franquia e-commerce: o que é e como funciona?

4 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Conheça também as vantagens e o tipo de plataforma e-commerce deste negócio

Uma das vantagens da franquia e-commerce é que a Cultura Organizacional já vem pronta

Uma das vantagens da franquia e-commerce é que a Cultura Organizacional já vem pronta

Franquia e-commerce é o modelo de negócios do franchising voltado para o comércio eletrônico. Basicamente, isso funciona como uma franquia de loja física. Ou seja, contém em si os seguintes elementos:

• Marca: empresa conhecida e já estabelecida no mercado;

• Franqueador: dono da empresa/marca;

• Franqueado: que compra licença para usufruir comercialmente da marca.

Sendo assim, você empreendedor entra nesse negócio como franqueado. Dessa forma, você deve comprar do franqueador a licença para uso da marca. Logo, então, será possível usar a marca comercialmente e, em alguns casos, usar também a estrutura tecnológica e até o sistema de logística e distribuição do franqueador.

Além disso, uma franquia e-commerce pode contar com um tipo de plataforma e-commerce específico, o qual está sendo chamado no setor como “plataforma descentralizada”, onde pode-se criar uma loja online que atenderá a sua região.

Franquia e-commerce: como funciona uma plataforma descentralizada

Uma plataforma descentralizada é um sistema que sobretudo permite que cada franqueado crie uma loja virtual regional com a marca do franqueador. Dessa maneira, todas as lojas da franquia ficam hospedadas no mesmo site. Nesse caso, na qualidade de franqueado, você atenderá somente uma região geográfica específica.

Esse sistema, entretanto, não é a única forma de atuar neste ramo. É possível, por exemplo, que cada franqueado abra a sua própria loja virtual em um provedor diferente e usando outro tipo de plataforma e-commerce.

Vantagens da franquia e-commerce

Dentre as vantagens de uma franquia e-commerce posso citar de fato:

• A praticidade para empreendedores novatos (não requer Plano de Negócios);

• A padronização da marca (Cultura Organizacional) já vem pronta;

• O aproveitamento da credibilidade de uma marca já existente;

• O uso da tecnologia da marca (sistema de e-mail, intranet, etc.);

• O uso dos sistemas de treinamento do franqueador;

• A não necessidade de um ponto físico para o comércio de produtos e serviços;

• A possibilidade de trabalhar em home office ou em um coworking e-commerce;

• O perfil dos clientes da marca já é bem conhecido, o que ajuda na divulgação.

Ademais, no caso dos empreendedores de primeira viagem, a operação de uma franquia e-commerce pode proporcionar um leque de experiências fundamentais para a criação de outros tipos de comércios eletrônicos em longo prazo.

Franquia e-commerce: 7 opções para você empreender

Conheça algumas opções de franquia e-commerce para investir:

• Balão da Informática

• Clube Turismo

• Encontre Sua Viagem

• Cosmetic Green

• Brasil Nutri Shop

• Meu Lado Natureba

• Temusados

Antes, porém, de tomar qualquer decisão sobre um possível investimento no ramo, levante informações sobre a franquia da qual pretende obter uma licença.

Quais informações levantar antes de contratar uma franquia e-commerce?

As principais informações necessárias para se tomar uma decisão sobre a contratação de uma licença de franquia e-commerce são:

• Qual será o valor do investimento inicial?

• Qual o prazo de retorno desse investimento?

• A franquia cobra uma taxa de publicidade?

• A franquia cobra alguma taxa? Por quanto ou de quanto em quanto tempo?

• A franquia cobra royalties sobre a venda de serviços e/ou produtos?

• Qual o faturamento bruto médio mensal de cada loja da franquia?

• Qual o faturamento líquido médio mensal de cada loja da franquia?

• Qual o capital de giro necessário para manter uma loja virtual da franquia?

Tente ligar e conhecer alguns franqueados. Obtenha um depoimento direto deles sobre as vantagens e desvantagens. Enfim, saiba o máximo que puder acerca da franquia e-commerce antes de investir em uma licença.