Inclusa no modelo de negócios de franchising, a franquia de loja virtual funciona como uma franquia de loja física. Isto é, ela contém em si os elementos “marca”, “franqueador” e “franqueado”. Mas há algo além disso…
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É que no caso da franquia de loja virtual, a plataforma e-commerce (utilizada no comércio eletrônico comum) é empregada de forma diferente.
Como funciona a plataforma e-commerce para franquia de loja virtual?
No comércio eletrônico comum, uma plataforma e-commerce é utilizada para a criação e gerenciamento de uma loja virtual apenas, que é centralizada. Ou seja, essa loja centralizada – que possui um diretor ou sócios-diretores – cobre sozinha a demanda de uma marca em uma região específica ou em várias regiões do país ou do mundo.
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Entretanto, no caso da franquia de loja virtual, várias lojas online cobrem a demanda da mesma marca. O dono da marca/franquia é o franqueador e os donos das múltiplas lojas dessa marca são chamados de franqueados. Então, neste caso, o modelo centralizado poderá gerar múltiplos conflitos. Por exemplo, um franqueado poderá vender na região de outro e as brigas decorrentes disso podem diminuir a força da franquia.
Daí que, quando se trata de franquia de loja virtual, a plataforma de e-commerce precisa ser descentralizada. Sendo assim, os franqueados poderão vender produtos, cada qual em suas regiões, de um jeito mais organizado. A própria plataforma e-commerce, neste contexto, distribui a demanda para os franqueados. Assim, com menos conflitos, a marca fica mais forte e tanto o franqueador quanto os franqueados podem lucrar mais.
Vantagens da franquia de loja virtual
Entre as principais vantagens das franquias de lojas virtuais estão os fatos de que elas já possuem uma marca padronizada, que conta com credibilidade no mercado. Além disso, o franqueado tem acesso a determinadas tecnologias, treinamentos, perfis de clientes e outros itens provenientes do franqueador, o que torna tudo mais fácil.
3 exemplos de franquia de loja virtual
São exemplos de franquia de loja virtual:
• O Clube Turismo
Existem outras várias franquias e-commerce no mercado. Leve seu tempo dando uma pesquisada. Analise o valor do investimento inicial, o prazo de retorno, as taxas que deverão ser pagas, o faturamento e o capital de giro necessários para cada uma delas. Coloque tudo na balança e faça a sua escolha!