A preparação das fotos para loja virtual é um dos momentos mais decisivos na gestão de um e-commerce. Isso porque 24% dos consumidores prezam por boas imagens para poder tomar uma decisão de compra (estudo “Hábitos do consumidor”). E mais, de acordo com estatísticas veiculadas pela Hubspot, o ato de divulgar loja virtual com conteúdo visual pode aumentar a audiência.
Entretanto, você não pode publicar qualquer fotografia e de qualquer jeito nas suas páginas de produtos. É preciso prepara-las quanto ao formato, resolução e tamanho, entre outras características, para assim obter resultados melhores.
Qual a dimensão ideal das fotos para loja virtual?
Em geral, nas lojas virtuais brasileiras, usam-se fotos de produtos nas dimensões mínimas de:
• Horizontal (foto deitada): 640 pixels de largura por 480 pixels de altura
• Vertical (foto em pé): 480 px de altura por 640 px de largura
A até as dimensões máximas de aproximadamente:
• Horizontal: 1280 px de largura por 1024 px de altura
• Vertical: 1024 px de largura por 1280 de altura
Além disso, você também poderá usar formatos de imagens quadrados como:
• 640 x 640 px
• 1024 x 1024 px
Nada impede, porém, que você possa utilizar formatos com outras proporções, com fotos mais largas e baixas ou mais altas e estreitas, por exemplo.
O importante, contudo, é evitar usar fotos muito pequenas (que dificultam a visualização de detalhes) e muito grandes (que comprometam a velocidade e o desempenho do site e-commerce).
O tamanho em (Kilobyte) Kb das fotos para loja virtual
Atente também para o tamanho em Kb de cada imagem. O ideal é que após a edição, no momento em que você for salvá-las, elas se mantenham entre 250 kb e 1Mb. Abaixo desse limite, elas poderão ficar muito pequenas ou com muito pouca definição.
Em contrapartida, se estiverem acima do referido limite, as fotos poderão ficar com ótima definição, contudo, pesadas demais e assim influir negativamente na agilidade do site e-commerce.
A resolução das fotos para loja virtual
A resolução das imagens pode ser medida basicamente de duas formas. Em Pixels por Polegada Quadrada (DPI, na sigla inglesa) ou em Pixels por Centímetro Quadrado. Quanto mais pixels, melhor a definição da foto.
Todavia, quando você aumenta demais a resolução das suas imagens, diz-se que elas ficam demasiadamente pesadas. Ou seja, seu tamanho em Kb também aumenta, o que pode fazer com que a abertura da página de produto se torne mais lenta.
Nesse caso, procure usar uma resolução tal que permita que a ampliação da foto no sistema de zoom da página de produto fique perfeita. Na maioria dos sites e-commerce utiliza-se fotos com 72 DPI.
Importância da padronização do tamanho e formato das fotos para loja virtual
Seja lá qual for o tamanho, dimensão ou o formato da imagem, é importante padronizar. Isto é, escolha um formato entre quadrado, retangular vertical ou retangular horizontal. Escolha também um tamanho específico para usar em toda a loja virtual.
Por exemplo, se você criou a primeira página de produto com fotos quadradas tamanho 640 x 640 px, então, aplique essa mesma regra às demais páginas de produtos.
Dessa maneira, você garantirá um alinhamento perfeito das imagens e informações no momento em que o consumidor estiver analisando produtos lado a lado na página de categoria.
Fotos para loja virtual nas lojas mobile
As imagens para e-commerce devem ser preparadas de uma maneira tal que possam se adaptar perfeitamente aos diferentes tamanhos de tela.
Portanto, quer você esteja utilizando mobile apps, sites responsivos, Mobile First ou Mobile Only, ao implantar as suas primeiras páginas de produtos visualize-as em múltiplos dispositivos móveis para fins de teste.
Os formatos de fotos para loja virtual nas redes sociais
O formato e o tamanho das fotos para loja virtual também influem na maneira como as suas páginas de produtos serão exibidas nas redes sociais como Pinterest, Facebook e Twitter, entre outras.
Geralmente, no Facebook, fotos pequenas e quadradas e fotos retangulares verticais são posicionadas no canto esquerdo do post enquanto as descrições textuais são apresentadas no lado direito.
Na mesma rede social, as fotos retangulares horizontais costumam ocupar toda a parte de cima do post. Dessa forma, as informações textuais como os títulos e resumos do produto são exibidas em uma ou duas linhas abaixo da imagem.
Sendo assim, defina qual a melhor opção para expor suas páginas de produtos. Trabalhe com pequenos lotes, isto é, teste uma ou duas páginas primeiro em várias redes sociais antes de começar a preparar as imagens das páginas seguintes.
Tipo de arquivo das fotos para loja virtual
Por fim, depois de preparar a fotografia por meio de algum software do tipo Photoshop, por exemplo, você precisará salvá-la no seu computador. Para tanto, os formatos de arquivos mais usados são JPG e PNG.
Produzir as próprias fotos para loja virtual ou terceirizar o serviço?
Na fase de planejamento do seu site e-commerce, a dúvida “produzir as próprias fotos ou terceirizar o serviço?” poderá surgir. Caso opte pela primeira opção, adquira um mini estúdio para fotografia de produtos. Esse tipo de kit não custa muito caro.
Se, entretanto, você quiser terceirizar o serviço, procure por fornecedores de fotografia para e-commerce. Em ambos os casos, dê uma pesquisada no Google, faça uma cotação de preços e analise trabalhos anteriores antes de fazer uma escolha.