Foto para e-commerce é um item essencial em toda e qualquer loja virtual. Para você ter uma ideia, de acordo com dados publicados na Forbes, quando as empresas usam imagens interessantes em seus materiais de Marketing, elas obtêm 94% mais visualizações.
Em outras palavras, as fotos têm o poder de atrair os olhares dos consumidores para o seu produto. Mas para atrair elas precisam ter boa qualidade em vários aspectos. Pois neste artigo reúno 10 coisa que você precisa ficar de olho para produzir boas fotografias para a sua loja virtual. Continue lendo e descubra!
10 DICAS DE FOTO PARA E-COMMERCE
Para produzir ótimas fotos para as páginas de produtos da sua loja online você deve prestar muita atenção aos seguintes aspectos:
01 – Dimensão:
Fotos grandes deixam sua loja lenta e fotos pequenas não mostram seu produto direito. Portanto, você deve chegar a um meio termo. No geral, as lojas brasileiras usam dimensões como 640 por 640 pixels ou 640 por 480 pixels.
02 – Peso:
Quanto mais pesada uma foto, mais difícil é para ela ser carregada no navegador do consumidor. Sendo assim, sempre opte por imagens leves. Ao editá-las, faça com que cada uma delas não ultrapasse 250 kb.
03 – Resolução:
A resolução de 72 DPIs é ideal para web. Resoluções maiores do que esta deixam a foto mais pesada e a sua loja como um todo mais lenta. Sabemos, enfim, que o consumidor detesta esperar. Logo, não exagere na resolução.
04 – Formato:
Sempre use fotos em formatos de última geração. A ferramenta Google Page Speed Insights, com a qual é possível encontrar e corrigir problemas que causam lentidão em sites, recomenda formatos como o WebP e AVIF.
05 – Compressão:
A compressão de imagens pode reduzir o tempo de download e assim proporcionar mais agilidade à loja. Então, verifique se a sua plataforma possui um plugin para compactação e ative-o.
06 – Legendas:
Para fins de SEO, utiliza a palavra-chave foco na legenda da foto. Desse modo, os consumidores poderão encontra-la com mais facilidade nos buscadores. Além disso, procure usar call-to-action e discurso persuasivo neste campo.
07 – Fundo:
Ao clicar as fotos, procure usar um fundo claro. Além de proporcionar maior destaque para o produto, um fundo com cor clara gera fotos mais leves. Assim, você pode aumentar um pouco a resolução sem comprometer a velocidade de download.
08 – Limpeza:
Antes de fotografar faça uma limpeza no produto. Tire o pó e as manchas. Mas ao fazer isso, tome cuidado para não manchar a embalagem ou o próprio produto. Evite usar produtos de limpeza, a não ser os recomendados pela marca.
09 – Detalhes:
Clique fotografias de diversos ângulos. Faça imagens do produto inteiro pela frente, verso e lados. Além disso, não deixe de mirar nos detalhes. Foque, por exemplo, em algum aspecto do design ou em um recurso específico do item.
10 – Luz:
Adquira um mini estúdio fotográfico com kit de iluminação. No mercado você pode encontrar um desses por valores que vão desde R$ 180,00 a até mais de R$ 1.200,00. Suas fotos de produtos ficarão muito melhores com esse recurso.
E por último, mas não menos importante, inclua um zoom nas suas páginas de vendas. Os consumidores sempre gostam de usar esse recurso para dar closes no produto.
Muito bem, agora você já sabe como produzir foto para e-commerce. Espero que essas dicas lhe ajudem a otimizar ainda mais a sua loja virtual e que, desse modo, você possa fazer muito mais vendas. Sucesso!
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