Formatos do Pinterest é jargão da área de Marketing Digital para designar os tamanhos e características padrões para posts orgânicos, anúncios patrocinados e imagens em geral a serem publicados na referida rede social.
A rede social Pinterest, para quem não sabe, é dedicada à veiculação de ilustrações, desenhos, fotos, infográficos e imagens em geral. Por ter uma aparência de quadro de ideias, ela é conhecida como a rede social das inspirações.
No Pinterest você pode apresentar histórias acerca da sua marca e-commerce por meio dos chamados pins e, dessa forma, influenciar mais consumidores. Os pins, por suas vezes, podem ser definidos como posts com imagens colecionáveis. Por meio dos pins você também pode expor seus produtos e assim conduzir mais tráfego e gerar mais conversões na sua loja virtual.
De acordo com dados do Pinterest, é possível obter 2,3 vezes mais eficiência no custo por conversão e 2 vezes mais retorno do gasto com anúncios para marcas de varejo por meio dos anúncios do Pinterest em comparação com os anúncios de outras redes sociais. Por isso, é uma boa ideia conhecer os formatos do Pinterest e se inteirar sobre esta rede social.
FORMATOS DO PINTEREST: PADRÕES PARA CONTEÚDO ORGÂNICO
Os formatos do Pinterest para conteúdo orgânico abrangem as imagens que você pode inserir na capa, no perfil e nos posts não patrocinados da rede social. Entre estes formatos podemos citar, por exemplo:
Capa:
Nas redes sociais, a capa é o nome dado a uma imagem que, em combinação com a imagem do perfil, permite conferir uma identidade a uma fanpage. Ela deve ter pelo menos 800 pixels de largura por 450 pixels de altura. A imagem deve ser horizontal e ter uma proporção de 16:9.
Perfil:
Tal como a capa, a imagem do perfil serve para gerar identificação e, por isso, é um dos principais formatos do Pinterest. Seu tamanho ideal é de 165 por 165 pixels. Mas você também pode usar outros tamanhos como 800 por 800 pixels, mas sempre respeitando a proporção 1:1.
Capa de pasta:
No Pinterest, uma pasta é um espaço dentro do qual você pode agrupar pins por categorias ou segmentos. Assim como os demais formatos do Pinterest, as capas de pastas têm um tamanho padrão, que pode girar em torno de 200 por 200 pixels, sempre respeitando a proporção 1:1.
Pin:
Para um pin de alta performance, o Pinterest recomenda usar imagens na proporção 2:3. Ou seja, um formato vertical. Uma imagem de 1.000 pixels por 1.500 pixels, por exemplo, tem essa proporção. De acordo com o Pinterest, outras proporções podem fazer com que o pin fique truncado.
Idea Pin:
Os formatos do Pinterest chamados Idea Pins surgem como um grupo com várias imagens estáticas ou em vídeo, listas e textos em um único pin. As extensões das imagens podem ser BMP, JPEG, PNG, TIFF, WEBP, MP4, M4V e MOV. Os vídeos devem conter de 3 a 60 segundos. O Pinterest recomenda o tamanho 1080 pixels por 1920 pixels na proporção 9:16.
Estes, enfim, são alguns formatos do Pinterest para conteúdo orgânico. É importante informar também, que é possível criar até 2 mil pastas e 200 mil pins nesta rede social. Além disso, é permitido seguir até 50 mil pessoas. No entanto, não há limite para o número de seguidores, isto é, você pode ter quantos seguidores puder ter.
FORMATOS DO PINTEREST: PADRÕES PARA ANÚNCIOS
Você pode anunciar no Pinterest por meio da plataforma Pinterest Ads. Desse modo, usando o recurso de tráfego pago desta rede social, é possível exibir os produtos do seu e-commerce, por exemplo, ou o seu conteúdo de marca, entre outras coisas.
Basicamente, você pode criar 5 tipos de anúncios no Pinterest, confira em seguida:
- Padrão: exiba seus produtos nos formatos vertical ou quadrado;
- Vídeo: conte uma história sobre sua marca ou produto por meio de conteúdo audiovisual;
- Shopping: converta todos os seus pins de produtos em anúncios de forma prática;
- Carrossel: permita que o consumidor deslize por diferentes imagens de produtos;
- Coleções: mostre seus produtos de vídeo por meio de uma combinação de fotos e vídeos.
Assim como no caso do conteúdo orgânico, também existem formatos do Pinterest para anúncios. A seguir, você conhecerá esses formatos e, dessa forma, poderá criar anúncios com melhor desempenho. Confira:
1 – Pins e anúncios estáticos:
Os pins e anúncios estáticos devem contar com uma proporção 2:3, isto é, eles devem ter uma aparência vertical como um retângulo com 1.000 pixels por 1.500 pixels. Uma proporção diferente desta pode fazer com que os pins fiquem cortados no feed da rede social. Você deve usar, nesse caso, imagens com extensão PNG ou JPEG.
2 – Pins e anúncios de vídeo de largura padrão:
Entre os formatos do Pinterest temos os pins e anúncios de vídeo de largura padrão, os quais podem conter até 2GB de dados. Os vídeos devem ter extensão MP4, MOV ou M4V e codificação H.264 ou H.265. Eles podem durar desde 4 a até 15 minutos. O Pinterest recomenda o uso de vídeos na proporção 1:1 (quadrados) ou nas proporções 2:3 e 9:16 (verticais).
3 – Anúncios de vídeo de largura máxima:
Os anúncios de vídeo de largura máxima se expandem até ocuparem todo o feed do internauta em dispositivos móveis. Eles devem contar com a extensão MP4, MOV ou M4V e codificação H.264 ou H.265. Quanto à duração, eles podem ter desde 4 a até 15 minutos. A proporção deve ser de 1:1 (quadrado) ou 16:9 (widescreen).
4 – Pins em carrossel e anúncios:
Este é um dos formatos do Pinterest mais interessantes para e-commerce, pois permite expor várias imagens de produtos para os internautas deslizarem por elas. As imagens dos pins em carrossel devem ter extensão PNG ou JPEG. Cada uma delas pode ter até 32 MB. E cada carrossel, enfim, pode contar com 2 a 5 imagens nas proporções 1:1 (quadrado) ou 2:3 (vertical).
5 – Anúncios de Shopping:
Este é outro dos formatos do Pinterest muito interessante para o e-commerce, pois expõem uma imagem de produto por vez. Desse modo, ele permite que os internautas comprem os produtos que encontram na rede social. Esse tipo de anúncio segue as especificações dos pins e anúncios estáticos, ou seja, proporção 2:3 e arquivos nas extensões PNG ou JPEG.
6 – Pins e anúncios de coleção:
Esses anúncios podem ter uma imagem principal e até 24 imagens secundárias. As imagens estáticas devem ter até 10 MB e extensão PNG ou JPEG. A imagem principal e as secundárias podem ter uma proporção de 1:1 ou 2:3. Todos os arquivos secundários devem ter a mesma proporção.
Ademais, os pins e anúncios de coleção podem contar com vídeos nas extensões MP4, MOV e M4V com codificação H.264 ou H.265. Esses vídeos devem ter até 2 GB e durar desde 4 a até 15 minutos. O Pinterest recomenda que os vídeos tenham a proporção quadrada (1:1) ou vertical (2:3 ou 9:16). Este é um dos formatos do Pinterest que lhe permite contar uma boa história.
Títulos e descrições em formatos do Pinterest para anúncios
Todos os formatos do Pinterest que acabei de mencionar contam com um limite de caracteres para título e descrições. No caso dos títulos é possível inserir até 100 caracteres, mas lembre-se de que em determinados dispositivos apenas os primeiros 40 caracteres podem aparecer no feed dos internautas.
Já quanto às descrições, estas podem conter até 500 caracteres. Vale informar que o algoritmo do Pinterest usa as descrições para determinar a relevância da publicação. Ou seja, ela ajuda a expor o seu pin para o público adequado. Por isso, capriche no texto das descrições inserindo palavras-chave que o seu público usaria para encontrar os seus produtos.
FORMATOS DO PINTEREST: SUPORTE PARA CRIAÇÃO DE ANÚNCIOS
Se você tiver dúvidas para usar os formatos do Pinterest na criação de anúncios patrocinados não se preocupe, pois você sempre poderá contar com a ajuda de uma agência de Marketing Digital como a Agência e-Plus, por exemplo, para lhe dar suporte.
A equipe da Agência e-Plus pode conduzir as suas campanhas de tráfego pago no Pinterest, liberando assim o seu tempo para outras atividades mais importantes que você precisa fazer no seu e-commerce. Para contratar a equipe da Agência e-Plus para esse propósito, inicie agora mesmo uma conversa via app mensageiro clicando no botão a seguir: