Flywheel: como usar essa ferramenta no seu e-commerce?

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Aprenda a focar sua estratégia nos clientes para, desse modo, obter um retorno maior!

Foto: 10 pessoas de mãos dadas ao redor de uma roda ou engrenagem representam o conceito de Flywheel;
No Flywheel, os clientes são a força motriz do Marketing. Imagem meramente ilustrativa: @rawpixel.com (com edição via Adobe Photoshop Beta v26.1)

Dos mesmos criadores do Inbound Marketing, a Hubspot, o Flywheel é uma ferramenta de Marketing que tem como objetivo focar toda a energia da sua empresa para oferecer uma experiência excelente e gradativamente melhor para os seus clientes. A ideia é que a concentração desta energia possa impulsionar sua empresa para um crescimento sustentável. Saiba mais em seguida!

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COMO FUNCIONA O FLYWHEEL?

O Flywheel tem uma história muito interessante antes de se tornar uma ferramenta de Marketing da Hubspot. No início da Revolução Industrial, o engenheiro escocês James Watt (1736-1819) criou um dispositivo mecânico em formato de roda capaz de armazenar e dissipar energia com mais eficiência. De fato, quanto mais rapidamente esse dispositivo girava, mais energia ele armazenava. James o chamou de Flywheel.

O Flywheel, de James, dependia de três coisas para armazenar energia. A primeira era a velocidade do giro. A segunda, a eliminação do atrito. E a terceira, enfim, o tamanho do dispositivo. O pessoal da Hubspot pegou este conceito e o adaptou para o Marketing, dessa maneira:

1 – Velocidade:

Depende da força que você aplica para fazer o Flywheel girar. Em outras palavras, isso se refere ao quanto você investe em Marketing de Clientes. O Marketing de Clientes, por sua vez, abrange projetos de Inbound Marketing, programas de indicação de clientes, ou qualquer coisa neste sentido.

2 – Atrito:

É toda força contrária que, desse modo, pode fazer com que o Flywheel perca velocidade. Por exemplo, landing pages com layout ruim, que não convertem leads; ou problemas internos de comunicação entre membros da sua equipe. Além disso, o valor do frete, os preços, etc., também podem se tornar atritos.

3 – Tamanho:

Capacidade que a sua empresa tem para atrair e reter clientes. De fato, quanto mais clientes satisfeitos, maior o tamanho do Flywheel. E um Flywheel grande significa que você possui muitos promotores da sua marca, que fazem um Marketing Boca a Boca, que por sua vez retroalimenta o Flywheel.

Vídeo: saiba mais sobre Marketing Boca a Boca (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!

O método do Flywheel, enfim, assim como o Inbound Marketing, visa transformar visitantes em prospects (leads quentes); prospects em clientes; e clientes em promotores. E, além disso, os promotores contribuem com o processo, pois ajudam a gerar mais leads e clientes.

A RELAÇÃO DO FLYWHEEL COM O INBOUND MARKETING

De acordo com a Hubspot, quando ocorre a combinação entre o Inbound Marketing e o Flywheel, o processo de divulgação e vendas passa a contar com as etapas de atração, engajamento e encantamento, onde uma retroalimenta a outra. 

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Seja como for, desde que concebeu o Flywheel, a Hubspot passou a usá-lo no lugar do Funil de Vendas. Isso porque entende-se que no mundo atual, o Marketing Boca a Boca é o que mais influencia as decisões de compra. E, neste ponto, o objetivo final do Funil é converter leads em clientes, enquanto no Flywheel, a meta é transformar os clientes em uma força de Marketing de Referência capaz de manter a roda girando e crescendo.