Flávio Jansen: uma biografia

4 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Conheça um dos co-fundadores do Submarino.com!

Flávio Jansen é um dos co-fundadores do site de e-commerce Submarino.com, popularmente conhecido como Submarino apenas. Além disso, é atualmente membro do Conselho de Administração da Câmara Brasileira da Economia Digital e também da Locaweb Company.

Jansen graduou-se em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) na década de 1980. Posteriormente, entre os anos 1997 e 1999, ele atuou como Diretor de Tecnologia e Operações (CTO) da Mandic.

No mesmo ano em que deixou a Mandic, Flávio Jansen ajudou a iniciar aquele que se tornaria o seu maior projeto na área de comércio eletrônico, o site Submarino.com. Conheça mais sobre a história deste empreendedor e sobre o Submarino.com logo em seguida. Continue lendo!

FLÁVIO JANSEN E SUA TRAJETÓRIA NO SUBMARINO

Em 1999, mais de dez anos após graduar-se em Engenharia, Flávio Jansen fundou o site de comércio eletrônico Submarino.com ao lado de seus sócios Antonio Bonchristiano e Marcelo Ballona. No início, os empreendedores compraram a Booknet e a transformaram na TBL S/A, empresa que logo depois seria rebatizada como Submarino.com.

Já no início do projeto, Flávio Jansen e seus sócios passaram a investir na produção de conteúdo sobre livros e CDs, entre outros produtos. Assim, eles conseguiram aumentar a visibilidade da marca e gerar cada vez mais compras. Em 2003, para você ter uma ideia, o e-commerce Submarino já contava com mais de 1 milhão de clientes e faturava R $211 milhões.

Em entrevista ao E-commerce Brasil, em 2015, Jansen disse que em 1999 ele e seus sócios precisavam lidar com os parcelamentos e, além disso, descobriram as fraudes no e-commerce. Como o e-commerce via internet só existia há 4 anos, quase tudo era novidade. Por isso, nada funcionava redondo. Mas segundo Jansen, havia espaço para cometer erros, pois não havia referências.

Flávio Jansen conta que a contratação de funcionários não era feita com base na experiência, mas no potencial. Ele revela que contratava colaboradores muito mais pela vontade que eles possuíam de realizar um projeto. Neste contexto, ele preferia as pessoas que não tinham medo de errar.

Vídeo: pioneirismo e inovação no e-commerce por Flávio Jansen

Entre os anos de 1999 e 2002, Jansen ocupou o cargo de CTO do Submarino.com. Em 2003, contudo, ele assumiu como CEO da empresa. Já em 2006, após a fusão do Submarino com a Americanas, o empreendedor passou a ser o co-CEO da empresa resultante, a B2W, cargo no qual permaneceu até 2007. Em 2013, ele tornou-se o CEO da Locaweb, seguindo outros caminhos a partir de então.

O  PODER DO SUBMARINO HOJE

A fusão com a Americanas, a qual resultou na criação da B2W, fez do Submarino.com um dos maiores sites de comércio eletrônico do Brasil e da América Latina. Em 2021, o Submarino era o 12º na lista da Conversion de sites mais acessados do país.

Em 2018, a B2W alcançou o faturamento de US $15 bilhões. No ano seguinte, em 2019, passou a ser avaliada em US $17,3 bilhões. Além do Submarino.com e da Americanas, a B2W conta com outras marcas como a Shoptime e a Soubarato, por exemplo.

Vale lembrar, enfim, que ao longo de sua carreira, Flávio Jansen, co-fundador do Submarino.com, chegou a ser vice-presidente  da Câmara Brasileira da Economia Digital e conselheiro administrativo da Digipix, Lojas Quero Quero e Grupo IBMEC.

Assim que puder clique em “Werner Otto” e conheça a biografia do fundador do Otto Group, uma das maiores empresas de e-commerce mundo atualmente!