Ao que parece, o e-Sedex – serviço dos Correios que viabiliza a entrega e-commerce com preços reduzidos e prazos de entrega relativamente rápidos – será descontinuado a partir de 2017. No momento em que escrevo este post, apenas uma liminar da Justiça Federal requerida pela Abrapost impede o fim do serviço.
O e-Sedex surgiu por volta do ano 2000 e ultimamente tem sido uma das melhores opções de entregas para pequenas e médias lojas virtuais, já que além da economia e rapidez, o serviço tem uma boa credibilidade e segurança.
Se, contudo, o fim do e-Sedex venha a ser selado, as empresas e-commerces que o utilizavam terão vários desafios pela frente, tais como:
– A contratação de serviços de entrega via transportadoras pode aumentar em até 30% o valor do produto para o consumidor, segundo estimativas da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm);
– Com o aumento nos custos de entrega, os pequenos e médios e-commerces talvez não consigam competir com os grandes e-commerces durante as negociações dos preços de entrega e, com isso, poderão perder mercado;
– Os pequenos e médios comerciantes virtuais também terão que decidir se bancam os custos extras ou se vão repassar esses custos para os seus consumidores finais.
Por isso, com o fim próximo do e-Sedex, é conveniente começar a pensar e a colocar em prática um plano alternativo. Eis algumas opções:
– Criação de uma estratégia de entrega em um ponto físico, no qual o consumidor deverá buscar os produtos que comprou em sua loja virtual;
– Uso de empresas de entrega do tipo “Uber”, tais como a Shippify, a Eu Entrego e o próprio Uber, entre outras, que poderão surgir com o fim do e-Sedex;
– Desenvolvimento de uma estratégia de entrega com bicicletas para lugares mais próximos e com outros meios de transportes para lugares mais distantes;
– Opção por empresas como a Olist, que possui contrato com os Correios em uma modalidade que não é e-Sedex, e que obtém descontos devido ao volume elevado de entregas;
– Os próprios Correios possuem outras modalidades de entrega, tais como o Pac Logística Reversa, os Correios Log e o Sedex, que tem outras tarifas e prazos.
Seja como for, o fim do e-Sedex poderá causar ainda outros transtornos, tais como dificuldades de adaptação das empresas de logística frente ao aumento da demanda de entregas, problemas de manutenção que não ocorriam com demandas menores, atrasos, etc. Por isso, é preciso ter paciência para superar o momento, caso o e-Sedex tenha realmente um fim. A busca pela superação desses desafios, no entanto, poderá torna-lo um empreendedor e um administrador melhor.