Manter um cliente sai em média entre três e quatro vezes mais barato para você que é CEO de uma loja virtual do que conquistar um cliente novo. Por isso, o investimento em fidelização é essencial para o seu negócio.
Na linguagem do Marketing para comércio eletrônico, fidelizar é criar um vínculo duradouro entre o cliente e a loja virtual. Existem muitas táticas para se fazer isso. Uma delas é publicar (tornar oficial) o conteúdo gerado pela audiência do seu e-commerce.
Conforme nos dá a saber o Neuromarketing, as pessoas se apegam muito mais ao discurso de quem já usou um determinado produto e diz que ele é bom (o que gera credibilidade) do que ao discurso de um anúncio que faz basicamente a mesma coisa, só que sai da boca de um vendedor ou marqueteiro.
Por outro lado, os consumidores se sentem valorizados e familiarizados com a construção da marca da sua loja virtual quando participam dela. Eles podem realmente se sentir parte da família, de um grupo, de uma cultura organizacional, de um conjunto de ideias que os representam, quando você CEO lhes proporciona esta oportunidade.
Como fazer isso? A seguir lhe apresento três formas de publicar conteúdo da sua audiência. Confira:
1-Depoimentos
Greve vídeos de pessoas que já usaram e gostaram dos seus serviços ou produtos e publique-os nas suas landing pages, nas páginas de produtos e/ou na página de depoimento do seu site e-commerce.
2- Resenhas
Nas página de produtos da sua loja virtual, mantenha um espaço para que os clientes possam expressar as opiniões deles. Certifique-se de que as opiniões são verdadeiras. Para atestar isso, use o Selo Site Sincero.
3- Redes sociais
Preste atenção ao que as pessoas dizem da sua loja virtual nas redes sociais. Insira os depoimentos mais legais em banners com imagens bacanas e com o nome dos consumidores que os proferiram.
Obviamente, você não deve publicar absolutamente nada que venha dos seus consumidores e da sua audiência em geral sem antes pedir permissão (se possível com um documento que possa ser assinado) da pessoa que fez o depoimento.
Desde que a permissão seja concedida, os depoimentos em texto, áudio, vídeo e imagem produzidos por consumidores poderá ser usado como esforço de Marketing pela sua loja virtual, o que lhe ajudará a fortalecer a sua marca e, principalmente, a conquistar uma fidelidade além da razão das pessoas.