Fãs do futebol, atenção para a notícia que está revirando o mundo da moda esportiva, “FC Barcelona lança novo e-commerce na Espanha”. O clube, que hoje é um dos maiores do mundo, assumiu o merchandising online da marca que até então era controlado pela Nike.
A princípio, a loja virtual está em operação apenas na Espanha. Todavia, nos próximos meses, seu campo de atuação será ampliado para outros cantos da Europa. Posteriormente, a ideia é abrir o comércio online para países de outros continentes.
Confira, em seguida, as primeiras informações oficiais sobre a loja online do clube catalão. Saiba mais sobre a Visão da instituição e a pretensão de uso do Marketing de Performance em longo prazo. Entenda como o clube está trabalhando com o Marketing de Causas durante a pandemia de Covid-19, entre outras coisas!
- Assim que puder clique também em “Desenvolvimento de e-commerce” para conhecer 10 etapas essenciais para um bom projeto!
FC BARCELONA LANÇA NOVO E-COMMERCE DEPOIS DE DECLARAR INDEPENDÊNCIA DA NIKE
Logo após declarar independência da Nike, o FC Barcelona lança novo e-commerce que por enquanto está ativo apenas na Espanha. A instituição futebolística já havia assumido o controle do merchandising de varejo físico em 2018 e agora apropria-se também do online.
A loja virtual comercializará mais de 7 mil produtos da marca FC Barcelona. No catálogo estão itens como ímãs, chaveiros e outros brindes; calçados e chuteiras; uniformes; moda esportiva em geral e até utensílios domésticos, além de coleções exclusivas.
O FC Barcelona poderá criar novos produtos ou aprimorar os já existentes, desde que não tenham sido desenvolvidos pela Nike, que apesar de não controlar mais o merchandising e nem o comércio eletrônico do clube seguirá como parceira fornecedora de kits.
Barça Licensing & Merchandising
Dentro do escopo deste projeto está a criação da empresa Barça Licensing & Merchandising. Por meio dela o FC Barcelona poderá, por exemplo:
- Controlar diariamente os produtos oficiais;
- Controlar produtos que vende em parceria com a Nike;
- Criar e aprimorar itens que não levam a marca da Nike;
- Melhorar a expansão e internacionalização do varejo do clube;
- Gerenciar melhor seus negócios de varejo;
- Atingir um número maior de fãs (a marca FC Barcelona tem mais de 350 milhões de fãs online);
- Criar nova fonte de receita para o clube;
- Aumentar a lucratividade;
- Consolidar sua expansão global;
- Ter mais força para se manter como referência em um mercado cada vez mais competitivo.
Seja como for, o clube catalão já tem uma visão de longo prazo para este novo projeto. E ao que tudo indica, a instituição pretende trabalhar esta Visão por meio do Marketing de Performance. Continue lendo e saiba mais sobre isso!
VISÃO DO FC BARCELONA E O MARKETING DE PERFORMANCE
Quando o assunto é Cultura Organizacional nas empresas, três pontos devem ser bem claros: a Missão, os Valores e a Visão. A Missão é o motivo de uma empresa existir. Os Valores são o modo de fazer as coisas. E a Visão, por sua vez, é uma grande meta de longo prazo.
Neste aspecto, o FC Barcelona já deixou claro sua Visão para o e-commerce. De acordo com notícia veiculada no site MKT Esportivo, o clube catalão pretende obter uma receita online de 300 milhões de euros anuais em cinco anos. Ou seja, a meta é triplicar o lucro no período.
E ao que nos dá a entender o consultor Dídac Lee, que disse que o e-commerce proporciona uma nova forma de contato com o público e que isso lhes ajudará a conhecer melhor os gostos e preferências dos fãs, o clube vai usar o Marketing de Performance.
O Marketing de Performance é uma ciência prática que emprega dados estatísticos para criar, divulgar, analisar e otimizar campanhas de anúncios pagos, além de melhorar as páginas de vendas que são os destinos dos anúncios. A finalidade é aumentar a conversão continuamente.
Além da opção do Marketing de Performance, a instituição está trabalhando com o Marketing de Causas, como você poderá saber mais no próximo tópico. Avante!
MARKETING DE CAUSAS: RESPONSABILIDADE SOCIAL DOS CLUBES DE FUTEBOL
Segundo informações do Sport Business, o FC Barcelona está à procura de um patrocinador para o estádio Camp Nou. A princípio, o contrato deverá vigorar durante a temporada 2020-21. As receitas do acordo serão doadas para causas contra a pandemia de Covid-19.
Enquanto isso, no Brasil, o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense está comercializando em sua loja online uma máscara de proteção contra Coronavírus com o símbolo do clube. Parte do lucro das vendas será destinada para compra de cestas básicas para famílias carentes.
Como se pode observar, ambos os clubes parecem estar atuando conforme o princípio da Responsabilidade Social, a qual integra o Marketing de Causas. Esse tipo de Marketing tem como objetivo posicionar uma marca frente às questões mais relevantes para a sociedade.
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