O Fator Wow, também chamado de Wow Moment ou, em Português, Momento Uau, é uma estratégia de Customer Experience (CX) que tem como objetivo gerar uma sensação de contentamento no consumidor, fazendo assim com que ele volte a atenção para a sua marca e o seu produto.
Ideal para uso no e-commerce, o Fator Wow pode gerar experiências positivas e, desse modo, ajudar a ativar a fidelização da sua marca. Ele pode, por exemplo, aumentar o ticket médio das compras e gerar compras recorrentes. É um recurso que sem dúvida aumenta a sua freguesia online.
FATOR WOW: 3 IDEIAS PARA GERAR CONTENTAMENTO NOS CONSUMIDORES ONLINE
Existem várias formas de proporcionar um Wow Moment no seu e-commerce. Logo em seguida eu apresento 3 ideias para você começar a fazer isso agora mesmo. Confira:
1 – Ofereça serviços de valor agregado que os seus concorrentes não oferecem
Um serviço de valor agregado é toda ação ou atividade que proporciona mais qualidade à experiência de compra do que o básico que o cliente pode esperar de uma loja virtual. Por exemplo, que tal oferecer pagamento com dois cartões de crédito? Desse modo, você pode gerar um Wow Moment em clientes que querem comprar um produto, mas não podem fazê-lo quando o preço da compra ultrapassa o limite do cartão. Então, neste caso, os clientes poderão usar dois cartões para pagar a mesma compra. Acredite, os clientes vão gostar muito dessa ideia.
2 – Faça entregas antes do prazo previsto
Imagine que a sua loja virtual tenha estipulado a entrega de um produto em 5 dias úteis para um dos seus clientes. No entanto, ao invés de esperar até o último dia, você faz a entrega no primeiro ou segundo dia útil. Certamente, o seu cliente pulará de alegria ao receber a encomenda muito antes do previsto. Ele ficará tão feliz que não pensará duas vezes em comprar na sua loja virtual novamente. Além disso, essa experiência positiva de entregas poderá render um bom User Generated Content (UGC), que em tradução literal significa Conteúdo Gerado pelo Usuário. Eis o poder do Fator Wow!
3 – Crie experiências personalizadas com Inbound Marketing
O Inbound Marketing permite atrair, converter, relacionar e encantar consumidores por meio de experiências personalizadas ao longo da Jornada do Cliente. Você pode fornecer, por exemplo, um e-book grátis com informações de qualidade sobre um tema para um consumidor que está na etapa de Conscientização da Jornada do Cliente. Enquanto isso, pode encaminhar via e-mail outro consumidor que está na etapa de Decisão para dentro da sua página de vendas. Essas experiências personalizadas geram o Momento Uau que impulsiona o consumidor para a etapa seguinte.
Como se pode observar, o Fator Wow é muito útil para um e-commerce como o seu. Sendo assim, não deixe de usá-lo. Invista em cada vez mais Wow Moments na sua loja virtual, no seu blog e-commerce e em outros canais de vendas!
Assim que puder clique em “Experiência de compra” e saiba a importância de otimizar este quesito!