A maioria das pessoas está nas redes sociais para se divertir, mas há quem pretenda fazer negócios. Este é o caso, por exemplo, de quem está tentando saber como usar o Facebook para empresas.
Se você é uma dessas pessoas, então fique de olho, pois neste artigo lhe ajudarei a:
- Criar uma fanpage para a sua empresa
- Divulgar sua empresa com o Facebook Ads
- Incluir sua empresa no Gerenciador de Negócios da rede
E mais, leia no final deste artigo o nosso bônus sobre conteúdo orgânico e obtenha noções para divulgar a sua empresa sem pagar nada por isso.
Então, reserve 5 minutinhos para ler este artigo. Ele certamente vai aumentar a visibilidade do seu negócio na web, seja ele uma loja do varejo online ou físico.
Acesse e leia também o post “Facebook Watch” e aprenda a usar este recurso para divulgar seus produtos.
FACEBOOK PARA EMPRESAS: COMO CRIAR UMA FANPAGE NA REDE
Uma fanpage é uma página dentro do Facebook, na qual você pode inserir o nome, o logotipo e as informações básicas da sua empresa.
Com efeito, depois de criar essa identidade visual, qualquer internauta poderá assinar a sua fanpage.
Assim, os conteúdos que você publicar na sua fanpage poderão ser visualizados diretamente na timeline dos assinantes.
Além disso, os internautas poderão curtir, compartilhar e comentar as suas publicações.
E você ainda poderá tirar dúvidas e vender seus produtos para os internautas mais interessados via Messenger, entre outras vantagens.
Pois bem, e para criar uma fanpage é muito simples:
1 – Vá à página inicial do Facebook e crie uma conta pessoal (caso você ainda não tenha uma)
2 – Em seguida, entre na sua conta pessoal, vá ao menu e clique em “Criar página”
3 – Escolha o segmento da sua empresa (Empresa, comunidade, etc.)
4 – Posteriormente, escolha a categoria e pressione o botão “Começar”
5 – Logo depois, insira seu logotipo e uma imagem de capa
6 – Escreva, enfim, as informações que demonstram o que sua empresa é e o que ela faz
Todo o processo é muito intuito e fácil de realizar.
Uma vez, então, com uma fanpage pronta, comece a convidar seus amigos e criar posts orgânicos.
Acesse e leia também o post “Watch Party”. Aprenda, dessa maneira, como usar este recurso do Facebook em prol do seu e-commerce ou loja física.
DIVULGUE SUA EMPRESA COM O FACEBOOK ADS
Muito bem, uma vez que você tenha criado uma fanpage para a sua empresa, entre nela e procure pelo botão “Anúncio”.
Clique sobre o botão e você poderá visualizar várias opções de anúncios pagos, dentre as quais as seguintes:
- Obter mais visitantes para o site (anunciar o site da sua empresa)
- Promover a sua página (obter mais assinantes para a sua fanpage)
- Impulsionar sua publicação (fazer com que mais pessoas visualizem um post)
- Obter mais contatos de clientes (solicitar detalhes para contato com clientes)
Depois de clicar sobre uma dessas opções, preencha o formulário que surgirá em seguida.
Informe o público, o orçamento, a duração e os dados de pagamento, entre outros parâmetros.
Finalmente, acompanhe o desempenho do seu anúncio e faça as otimizações necessárias em tempo real.
Acesse e leia também a página de serviços “Linx patrocinados para e-commerce”. Dessa forma você poderá entrar em contato com a agência e-Plus e obter suporte para criação de campanhas de anúncios no Facebook.
INCLUA SUA EMPRESA NO GERENCIADOR DE NEGÓCIOS
Para incluir sua empresa no Gerenciador de Negócios do Facebook, siga o seguinte passo a passo:
- Acesse o link <business.facebook.com>
- Depois, clique em “Criar conta”
- Adiante, insira o nome da empresa, nome de usuário e e-mail e avance
- Por fim, inclua seu site e preencha seus dados de contato e localização
Por meio do Gerenciador de Negócios você poderá:
- Adicionar suas páginas, contas de anúncios e colaboradores
- Criar contas de anúncios separadas
- Pagar anúncios com diferentes formas de pagamento
- Organizar e gerar relatórios de desempenho de anúncios
- Gerar relatórios de ativos e colaboradores
- Atribuir permissões de acesso para colaboradores específicos às contas de anúncios
- Visualizar as tarefas que os seus colaboradores estão realizando
- Visualizar alertas sobre suas fanpages e anúncios
- Reunir públicos
Como se pode observar, com este recurso você tem muito mais poder de gestão sobre a sua empresa na maior rede social do mundo.
Acesse e leia também o post “5 ferramentas de Marketing para otimizar a fanpage do seu e-commerce no Facebook“.
BÔNUS: FACEBOOK PARA EMPRESAS E O CONTEÚDO ORGÂNICO
Apesar de o Facebook ter reduzido o alcance dos posts orgânicos (não pagos), ainda e possível divulgar sua empresa por meio deles.
Para tanto, incentive os compartilhamentos. Assim, o seu conteúdo poderá chegar aos amigos dos seus fãs e, quem sabe, aos amigos dos amigos deles.
Ademais, produza conteúdo viral, isto é, publique posts do tipo que se propaga pela rede espontaneamente.
Outra coisa que pode gerar muito alcance orgânico são as lives.
Lives são vídeos ao vivo transmitidos via Facebook.
Tente usar esse recurso para apresentar seus serviços, produtos, cursos e eventos, entre outras coisas.
Com ações como estas, sem dúvida a sua empresa ganhará mais visibilidade e ficará mais conhecida na sua região e além.
Acesse e leia também o artigo “E-commerce no Facebook”: aprendizado de máquina influencia visualização de posts”. Fique sabendo, desse modo, quais são os fatores mais importantes que pesam sobre o feed de notícias da rede.