O Facebook acaba de lançar, neste mês de outubro de 2016, um serviço gratuito de marketplace para os usuários da rede social, o qual já está em funcionamento em sistemas iOS e Android para internautas da Nova Zelândia, Reino Unido e EUA.
Nesta primeira fase de penetração no mercado, o serviço vai funcionar apenas nos três países listados anteriormente e em sistemas mobile, contudo, a ideia é expandi-lo para os desktops e para outros países, incluindo o Brasil, em breve.
Com o novo serviço, os gestores do Facebook esperam atender mensalmente cerca de 450 milhões de pessoas, as quais já realizam vendas organizadas em grupos da rede social.
Dentro desse contexto de vendas de mercadorias que já está estabelecido, o Facebook pretende melhorar alguns aspectos para facilitar as negociações. Assim, o marketplace da companhia vem com novidades como:
– Modo para adicionar fotos, descrição e preços dos produtos;
– Modo para inserir tag de geolocalização;
– Filtro para busca de produtos conforme geolocalização;
– Filtro para busca de produtos por categoria nos anúncios;
– Modo para realização de ofertas diretas ao consumidor;
– Modo de negociação privada com o consumidor (via Messenger).
O funcionamento do serviço é bastante simples. Não requer a instalação de aplicativos. Basta que o vendedor insira as fotos, geolocalização, título e descrição do produto de um lado e que o comprador use os filtros para fazer as buscas de outro. O sistema mantém um histórico de negociações de cada usuário.
O Facebook não interfere nas negociações de preços e nem da logística de entrega e/ou logística reversa, as quais devem ser providenciadas pelos comerciantes.