Exemplos de Inbound Marketing: 4 empresas que usam esse recurso

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Exemplos de Inbound Marketing: empresas como Renner e Samsung usam conteúdo para atrair e capturar leads. Imagem: @stories
Exemplos de Inbound Marketing: empresas como Renner e Samsung usam conteúdo para atrair e capturar leads. Imagem: @stories

O Inbound Marketing ou Marketing de Entrada é uma concepção de Marketing que permite fazer com que os consumidores que estão buscando uma solução na web via Google ou outro motor de buscas encontrem o conteúdo do seu e-commerce e, assim, encontrem também os seus produtos. Neste post, eu vou lhe mostrar empresas que são exemplos de Inbound Marketing. 

Antes, contudo, vale ressaltar que a base do Inbound é o conteúdo. Sendo assim, as empresas que pretendem aplicá-lo devem criar e manter canais de conteúdo como fanpages em redes sociais, canais no Youtube, web rádios e podcasts, por exemplo. Sem esquecer, é claro, do blog de e-commerce e das próprias páginas de vendas da loja virtual, que também são ótimas fontes de conteúdo.

Também é importante mencionar o poder do uso do Inbound Marketing. Só para você ter uma ideia, de acordo com infográfico da Invesp:

  • 62% menor é o custo do Inbound Marketing em relação ao Marketing tradicional e, além disso, ele triplica os leads;
  • 80% dos tomadores de decisão de negócios preferem obter informações de uma empresa por meio de uma série de artigos ao invés de via anúncios;
  • De 6% para 12%, os profissionais de Inbound Marketing dobram a taxa média de conversão de um site.
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Ainda conforme o mesmo infográfico, o Marketing de Entrada quando executado de forma correta é 10 vezes mais eficaz que o Marketing de Saída. Isso é animador. Deve ser por isso que muitas empresas estão aderindo a este recurso. E neste post, eu aproveito para listar algumas delas como exemplos de Inbound Marketing. Confira em seguida!

EXEMPLOS DE INBOUND MARKETING: RENNER, SAMSUNG, MAGALU E ALIEXPRESS

Todas as empresas que usam o conteúdo para atrair os consumidores podem ser consideradas exemplos de Inbound Marketing. A seguir, eu listo quatro delas e apresento seus principais canais de divulgação. Leia:

1 – Renner

A Lojas Renner S.A. é uma rede brasileira de lojas de moda que em 2022 completa 100 anos de existência. Em 2018 esteve no topo do ranking Melhores e Maiores de Exame. Possui cerca de 600 lojas físicas em operação. Além disso, conta com uma loja virtual.

A Renner é um dos bons exemplos de Inbound Marketing. Essa empresa mantém vários canais de conteúdo como a Rádio Renner no Spotify, um canal do Youtube, e fanpages no Facebook, Instagram, Pinterest e Twitter. Ademais, a Renner também tem o blog Estilo Renner.

2 – Samsung 

A Samsung é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. A empresa conta com lojas virtuais em diferentes países, as quais vendem celulares, televisores e notebooks, por exemplo. Além disso, possui uma extensa lista de revendedores.

Seu blog, o Samsung Newsroom, expõe as características de seus produtos e as novidades da marca. A Samsung também mantém canais no Youtube, bem como fanpages no Instagram, Facebook e Twitter.

3 – Magalu

O Magalu ou Magazine Luiza é uma empresa varejista brasileira fundada em 1957. Desde então, ela criou mais de 1.100 lojas físicas e um e-commerce. A empresa tem um projeto chamado Missão Digital que visa disseminar conteúdo na web.

Excelente exemplo de Inbound, o projeto Missão Digital engloba o Lu Explica (Blog da Lu), um blog que aborda temas como games, livros e celulares, por exemplo. A varejista também conta com um canal no Youtube e fanpages no Twitter, Instagram, Facebook e Pinterest.

4 – Aliexpress:

O Aliexpress é um marketplace que surgiu na história em 2010 por iniciativa do chinês Alibaba Group. A ideia desse marketplace é permitir que exportadores chineses vendam seus produtos para vários países do mundo via internet.

Mais um dos bons exemplos de Inbound, o Aliexpress conta com o Alixblog com conteúdo sobre moda, eletrônicos, esportes, etc., em vários idiomas. Além disso, mantém fanpages no Twitter e no Facebook.

Vídeo: benefícios do Inbound

COMO CRIAR CAMPANHAS DE INBOUND MARKETING NO E-COMMERCE

Para atrair consumidores com conteúdo como fazem os exemplos de Inbound Marketing que listei no tópico anterior, a sua empresa precisa primeiramente criar um Plano de Ação. Comece listando os canais de conteúdo com os quais irá trabalhar. Eu recomendo apenas dois no início, o blog de e-commerce e a sua loja virtual. Produza conteúdo rico SEO para estes canais, pois isso garantirá uma boa classificação nas SERPs do Google e gerará visitas.

Vídeo: como criar o seu projeto de Inbound Marketing?

Para monitorar os visitantes ao longo do seu Funil de Vendas, faça uso de plataformas de Inbound Marketing. Aqui na Agência e-Plus, por exemplo, nós usamos a RD Station para cuidar das campanhas Inbound das lojas virtuais que são nossas clientes. A RD Station conta com o Lead Tracking e o Lead Scoring, dois recursos essenciais para monitorar campanhas de Marketing de Entrada.

Caso, enfim, você queira terceirizar as suas campanhas de Inbound, basta contratar uma agência de Inbound Marketing. A Agência e-Plus, por exemplo, é reconhecida como a agência Inbound revelação de 2021 pela RD. Para entrar em contato, basta clicar no botão a seguir e iniciar uma conversa via app mensageiro agora mesmo: