Agora sim! Meus parabéns por você e sua equipe terem tomado a decisão de realizarem um desenvolvimento de e-commerce. De fato, farão isso com a ajuda de uma agência e-commerce. Por isso, neste exato momento, vocês estão tentando saber quais são as etapas para desenvolvimento de uma loja virtual. É o que lhes mostrarei a seguir. Acompanhem!
10 etapas para desenvolvimento de uma loja virtual
Partindo do pressuposto que vocês já pesquisaram nomes para lojas virtuais e logotipos, e que já criara uma Cultura Organizacional e já abriram uma empresa, as 10 etapas para desenvolvimento de uma loja virtual são as seguintes:
1 – Acordo Comercial:
Vocês entram em contato com a sua agência e-commerce preferida, onde lhes serão mostrados alguns cases e conceitos gerais de uma loja online. Na sequência, a equipe da agência preparará um documento chamado “Acordo Comercial”, que conterá as diretrizes gerais do projeto. Assinem o documento! Ele marcará o início da produção do seu site e-commerce.
2 – Preparação para ignição:
As equipes de Programação e Design da agência e-commerce juntamente com a sua equipe revisam os principais pontos do Acordo Comercial. Analisam-se as expectativas e possibilidades do projeto. São apresentadas para vocês clientes as ferramentas da plataforma e-commerce que será usada no projeto, bem como as integrações que ela poderá receber.
3 – Início do projeto (Kick Off):
No início, também chamado de Kick Off, é criado um Briefing detalhado, com a sequência de serviços que deverão ser desenvolvidos e prazos de entrega. A equipe da agência poderá criar também um Rafe (rascunho). Aqui na e-Plus, nós anexamos o manual da marca do cliente (quando possível) para ajudar. Definimos, ainda, integrações como ERP, WMS, etc.
4 – Layout:
Com o Briefing e o Rafe nas mãos, a equipe de Design da agência começa a criar o layout da loja virtual. Aproveito para lembrar que na Agência e-Plus nós não trabalhamos com o chamado e-commerce template. Ao contrário, nós criamos um layout original e exclusivo a partir das ideias que você empreendedor(a) nos transmite nas reuniões de preparação e Kick Off.
5 – Transferência:
Finalizado o layout, a equipe de Design transfere o projeto para a equipe de Programação. Essa transferência é feita em uma reunião. É como passar o bastão em uma corrida. O pessoal do Design explica quais são as interfaces e como elas deverão ser empregadas na loja. Já o pessoal da Programação define uma sequência para a inserção dos códigos.
6 – Programação:
Nesta etapa para desenvolvimento de uma loja virtual, os(as) programadores(as) inserem códigos, scripts e links nos botões, banners, palavras-chave e outros componentes do site e-commerce. Eles(as) instalam e integram sistemas de pagamento, logística, precificação dinâmica e gestão da loja, entre outros.
7 – Qualidade:
Com as partes do Design e Programação concluídas, entram em cena, na sequência, os(as) profissionais que realizarão testes na loja virtual. Eles(as) verificam se os links, botões, aplicativos e sistemas estão funcionando adequadamente. Fazem sobretudo simulações de pedidos e reproduzem o fluxo de um cliente dentro da loja. Por fim, realizam correções e otimizações.
8 – Validação:
Nesta fase, a loja virtual pronta é apresentada para você cliente, que deverá realizar os seus próprios testes. Analise todos os componentes. Anote as suas sugestões e também os erros que encontrar, e repasse tudo para a agência e-commerce para que possam ser respectivamente implantadas e corrigidas.
9 – Go Live:
Com tudo testado e aprovado, marca-se o dia do lançamento (Go Live). Neste dia, é feito o apontamento de DNS e sua loja passa a funcionar a partir do domínio que contratou para tal. Você pode criar toda uma campanha de lançamento, se desejar. Se a agência e-commerce for também uma agência de Marketing Digital como a e-Plus, então esse processo será mais fácil.
10 – Suporte:
Os sistemas podem ocasionalmente falhar e, além disso, o mercado e as tecnologias evoluem. Sendo assim, muitas vezes você cliente vai precisar de suporte para corrigir erros e/ou otimizar o funcionamento da loja virtual. Neste contexto, para obter soluções, poderá contatar a agência e-commerce ou abrir um chamado no sistema de suporte da sua plataforma e-commerce.
Mais sobre as etapas para desenvolvimento de uma loja virtual
Dado que cada projeto é diferente do outro, as etapas para desenvolvimento de uma loja virtual mencionadas anteriormente neste artigo poderão ser alteradas. Por exemplo, as reuniões de fechamento de acordo comercial, preparação e Kick Off podem ocorrer simultaneamente.
Isso sem falar que, em algumas agências, o(a) mesmo(a) profissional que faz a parte do Design realiza a Programação e os testes, o que engloba a fase de Qualidade e elimina a etapa da “Transferência”. Poderá haver também reuniões específicas sobre certificações de segurança e outros certificados digitais.
Além do mais, há ocasiões em que poderão surgir reuniões extras como as que definirão as formas de pagamento, os serviços de entregas e devoluções, bem como as técnicas de Marketing Digital que serão utilizadas para a divulgação da loja virtual.