Estratégias de E-Commerce para Pequenas e Médias Empresas

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Desde os grandes players até as pequenas lojas virtuais, todos podem (e devem) trabalhar estratégias para alcançar o sucesso no e-commerce.

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A internet é um dos ambientes mais democráticos da história da humanidade. Sem exagero, pois, com a utilização dela, por menor que seja a empresa, pode parecer uma gigante de seu segmento. Basta ter um site bem planejado, com um bom design, um  bom conteúdo, boa navegabilidade e boas ferramentas, para que a empresa seja vista como confiável e plena.

No E-Commerce esta realidade não é diferente. Se você tiver uma loja virtual que corresponda às expectativas do mercado e consiga fornecer uma imagem adequada da sua empresa, por menor que seja ela, você pode se beneficiar muito com a utilização desta ferramenta comunicacional e vir a ser comparado às maiores empresas do seu segmento de atuação.

Levando isso em consideração, a seguir apresentaremos algumas dicas de estratégias que podem ser utilizadas para impulsionar o E-Commerce de pequenas e médias empresas.

Dica de Estratégia 1: Parcerias e Anúncios

Não basta ter um site ou uma loja virtual, é preciso que ele seja divulgado para além dos meios que a sua empresa tem acesso. Assim, estratégias que podem apresentar resultados significativos são as parcerias com outros sites que sejam referências em seu mercado de atuação ou, ainda, se houver verba disponível, realizar a compra de anúncios em sites do seu segmento.

Por exemplo, se a sua empresa trabalha com franquias, uma boa opção pode ser comprar um anúncio no site da Associação Brasileira de Franchising. Se você trabalha fornecendo materiais para músicos, por que não fazer parceria com sites como o Letras e o Vagalume?

Com criatividade e poucos investimentos, você consegue inserir a sua marca nas mais diferentes plataformas e, assim, divulgar a sua loja virtual para impulsionar o seu E-Commerce.

Dica de Estratégia 2: Google AdWords e SEO

Estar na primeira página do Google pode ser o grande diferencial que faz com que a sua loja virtual atinja o sucesso ou amargue o gosto do fracasso. Sendo assim, há duas formas de estar entre as primeiras páginas do maior mecanismo de busca do mundo, uma paga, através do Google AdWords e a outra orgânica, através do desenvolvimento de conteúdo com as mais diversas técnicas SEO.

Independente de qual método você escolher, ou ainda se vai trabalhar com os dois, é muito importante que esta estratégia seja desenvolvida, por apresentar-se como uma oportunidade de ampliar o escopo de clientes e prospects e, evidentemente, visar o aumento das vendas através de sua loja virtual.

Dica de Estratégia 3: Personalização

Enquanto as outras duas dicas davam conta de trabalhar a imagem da sua empresa através de estratégias que dão certo, esta dica vai de encontro aos processos internos da sua empresa.

Em um ambiente tão heterogêneo como a internet, é importante que o seu cliente se sinta importante enquanto navega em sua loja virtual. Através de uma comunicação personalizada, ou mesmo um atendimento próprio para cada tipo de cliente, é possível que você consiga reter e aumentar a sua carteira de clientes de forma mais fácil, pelo fato de que, como é de conhecimento público, um cliente bem atendido tem muito mais chance de retornar e comprar da mesma empresa.

Estratégias de E-Commerce para PME’s: Conclusão

Estima-se que em 2015 as pequenas e médias empresas no Brasil irão faturar até 9 bilhões de reais apenas através do trabalho com o E-Commerce e com as lojas virtuais, então, conforme foi dito, está na hora de você também investir neste mercado em constante ascensão.

Através das dicas apresentadas neste artigo, você conseguiu reconhecer algumas estratégias básicas para impulsionar a sua pequena ou média empresa através do E-Commerce, visando, com isso, aumentar as vendas de sua loja virtual. Para isso, o mais recomendável é que você esteja acompanhado de profissionais altamente capacitados para apontar soluções inovadoras que farão com que você atinja as suas metas.