Emergências como a da Covid-19, as quais requerem a prática da distância e isolamento social, causam mudanças profundas no comércio e na economia. Por conta disso, a maneira como divulga seu negócio também precisa ser diferente. Você deve usar estratégias de Marketing Digital voltadas para períodos de quarentena.
A saber, distância e isolamento social implicam que as pessoas fiquem longe umas das outras. Aglomerações como as que ocorrem nos transportes públicos são desaconselhadas. Essas duas práticas andam lado a lado com a chamada quarentena (medida restritiva estabelecida por um governo). Sendo assim, muita gente passa a trabalhar em home office, parte das lojas físicas não abre as portas e o comércio cai. Como manter e divulgar seu negócio em um cenário como este?
Conheça, em seguida, algumas estratégias de gestão da crise importantes para empresas como a sua. Aprenda a se adaptar às mudanças com mais agilidade. Saiba como divulgar e manter o seu negócio vivo!
Acesse e leia também o nosso post “Impactos da Covid-19 no e-commerce brasileiro”. Desse modo, observe o panorama geral do comércio eletrônico nacional durante esta crise.
ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL
Como manter a sua empresa viva ao longo dos períodos de quarentena como os que já estão ocorrendo por causa da Covid-19 e também dos que estão por vir devido à situações de calamidade pública como epidemias e pandemias?
A resposta está no uso correto de estratégias de Marketing Digital. Em épocas assim, as empresas como a sua precisam investir mais do que nunca em:
Plano de Contingência para Marketing
Este é o primeiro passo para reconhecer o que de fato está ocorrendo e para saber lidar com a crise da maneira mais adequada possível. Um Plano de Contingência possibilita que você reconheça os riscos e as oportunidades e crie ações de divulgação em meio ao novo cenário que se apresenta.
Esse tipo de plano deve abranger todos os setores da sua empresa. Isto é, ele engloba os setores de Gestão, o Atendimento, a Logística, etc. Com efeito, ele precisa integrar também o Marketing Digital. É este plano quem vai ditar o que fazer durante as crises.
Acesse e leia também o nosso artigo “Plano de Contingência E-commerce”. Aprenda, assim, a projetar ações que lhe ajudarão a controlar emergências e manter seu negócio nos eixos.
Transformação Digital e Marketing
Transformação Digital é um termo que se refere ao uso das mais modernas tecnologias digitais para substituir processos analógicos e assim otimizar todos os setores de uma empresa como a sua. Ela reduz erros, aumenta a agilidade e proporciona mais praticidade de atendimento.
A criação de uma loja virtual, por exemplo, é um processo de Transformação Digital e Marketing. Em uma crise como a da Covid-19, a qual estamos vivenciando agora, uma loja online é fundamental para divulgar produtos e para atender os consumidores que estão em quarentena.
Por meio de uma loja virtual os bares, restaurantes, farmácias, mercados, lojas de material de construção e lojas de moda, entre outras, podem divulgar e vender seus serviços e produtos 24 horas por dia em plena quarentena. Desse modo, os clientes poderão comprar online com mais comodidade e tranquilidade.
Acesse e leia também o post “O que é transformação digital”. Conheça, dessa maneira, a história, etapas de implantação e vantagens para o seu negócio.
Marketing e Responsabilidade Social
Conforme pesquisa do Instituto Ethos publicada no livro “Administração, Secretariado e Comércio” de autoria do Programa Telecurso TEC, os consumidores tendem a comprar mais de empresas que apresentam uma postura de Responsabilidade Social.
Responsabilidade Social, para quem não está por dentro, é uma nomenclatura que qualifica empresas que realizam ações voltadas para a promoção do bem-estar das pessoas em situações de risco e emergências como a da Covid-19.
Você poderá trabalhar isso na sua empresa por meio do Marketing Digital integrado com o Marketing de Causas. Isso lhe ajudará a criar uma marca com alta Responsabilidade Social no mercado, o que certamente aumentará o engajamento e fidelização de pessoas.
Acesse e leia também o artigo “Marketing de Causas”. Entenda, dessa forma, como trabalhar com esta estratégia.
Campanhas de Marketing Digital tradicionais para e-commerce
Segundo as pesquisas EbitNielsen, ABComm e NZN Intelligence (clique nos links para ver as estatísticas), o comércio eletrônico tem sido amplamente impactado pelo período de quarentena decretado pelos governos para combater o alastramento da Covid-19.
Estes estudos revelam que o número de novos consumidores no e-commerce de supermercados subiu 96% durante a quarentena. No varejo online em geral, os pedidos cresceram 30,5% e o faturamento subiu 28%. Ademais, 71% dos brasileiros pretendem aumentar o volume de compras online nos próximos dias.
Neste cenário, caso você já tenha uma loja virtual, então acesse e use como base os dados das pesquisas mencionadas para criar campanhas de divulgação dos seus produtos via links patrocinados, conteúdo SEO e E-mail Marketing, entre outras estratégias de Marketing Digital. E não se esqueça, fique sempre atento às métricas / KPIs mais importantes e otimize-as.
Acesse a nossa página “Gestão de Marketing Digital”. Desse modo, adquira o pacote de serviços de divulgação realizados pela agência e-Plus para o seu e-commerce.
TUDO MUDOU E VOCÊ PRECISA SE ADAPTAR O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL
Neste exato momento pesquisadores de diversas partes do mundo tentam desenvolver vacinas e medicamentos eficazes para prevenir e tratar a Covid-19, que tem se alastrado e feito vítimas em todo o mundo. Só que essas soluções não surgirão da noite para o dia.
Ademais, sem barreiras efetivas, a Covid-19 pode voltar em outras estações, o que requererá mais isolamento social. O medo gerado por esta situação fará com que muita gente saia cada vez menos de casa. Logo, as pessoas comprarão mais no varejo online do que no físico nos próximos meses e talvez anos.
Paralelamente à esta pandemia, empresas de todos os setores estão descobrindo o potencial do teletrabalho (home office). Em breve, muitas delas se darão conta das vantagens desse recurso e o adotarão parcial ou totalmente. Então, as gerações que já cresceram em um ambiente digital saberão trabalhar assim muito mais do que aquelas que cresceram em um ambiente analógico. Disso poderão surgir novas divisões de trabalho, o que gerará múltiplos impactos sociais em médio e longo prazo.
Conclusão
Como se pode observar, o jogo mudou completamente e provavelmente nunca mais será o mesmo. Logo, teremos meses duros pela frente, é verdade. Mas, nesta hora, melhor do que se lamentar é tentar encontrar alternativas para se adaptar. Neste post, por exemplo, abordei o Plano de Contingência, a Transformação Digital, o Marketing de Causas e algumas das estratégias Marketing Digital mais usadas. Use essas e outras ferramentas e adapte-se o mais rápido possível ao novo cenário!
Acesse e leia também os posts “Como vender online em tempos de quarentena” e “Como vender produtos na internet”. Assim, fique por dentro de várias oportunidades e modos de trabalho no comércio eletrônico.