A chamada estratégia para e-commerce serve para que uma loja virtual como a sua obtenha sucesso em curto, médio e longo prazos.
Ela está contida no primeiro item dessa lista de três tipos de planejamentos que uma empresa deve fazer para alcançar tal sucesso:
1. O Planejamento Estratégico (PE);
2. O Planejamento Tático (PT);
3. O Planejamento Operacional (PO).
Neste artigo, portanto, darei ênfase ao primeiro item, porém, caso você queria saber mais sobre os demais, acesse o post:
• Qual a diferença entre planejamento Estratégico, Tático e Operacional no e-commerce?
A estratégia para e-commerce deve ser criada e otimizada sempre que necessário pelos empreendedores, isto é, pelos donos do negócio.
Três coisas que você precisa saber ao desenvolver seu plano estratégico
Antes de desenvolver o PE de seu comércio eletrônico, o empreendedor precisará criar as bases de sua Cultura Organizacional.
A saber, o termo “Cultura Organizacional” foi cunhado pelo ex-professor do MIT Sloan School of Management, Edgar Henry Schein.
A Cultura Organizacional conta com três elementos, são eles:
1. Missão: motivo pelo qual uma empresa existe;
2. Valores: bons modos de agir de uma empresa;
3. Visão: objetivo a ser alcançado por uma empresa em um determinado prazo.
A estratégia para e-commerce está, sobretudo, intrinsecamente ligada à “Visão” do negócio.
Ou seja, é com base no objetivo estabelecido na “Visão” que você deverá criar a sua estratégia para e-commerce.
Digamos, por exemplo, que tenha criado uma loja virtual de artesanato e que tenha estabelecido para ela a seguinte “Visão”:
“Se tornar o maior e-commerce de artesanato da cidade até 2023”
Muito bem, diante disso, a primeira coisa que precisará saber para poder criar sua estratégia para e-commerce é quem é o maior e-commerce de artesanato da cidade na atualidade.
Suponhamos que o maior e-commerce de artesanatos da cidade na atualidade consiga vender 2 mil itens por mês. Logo, você terá que bater essa meta.
Contudo, lembre-se que ainda estamos em 2018 e que, portanto, ainda faltam 5 anos para 2023, que é o prazo final da sua “Visão”.
Sendo assim, o passo seguinte é alinhar sua estratégia com o objetivo da “Visão”.
Alinhe a estratégia para e-commerce com a “Visão” do seu negócio
Para alinhar a estratégia com o objetivo da “Visão” será necessário, primeiramente, estipular pequenas KPIs mensais, as quais deverão ser aumentadas gradativamente.
Se você não sabe o que é KPI, acesse o post “O que são KPIs e qual sua importância para o seu e-commerce?” e fique por dentro.
Aqui vão alguns exemplos de KPIs para o caso do nosso e-commerce de artesanatos:
• 2018: vender 200 itens de artesanatos por mês;
• 2019: vender 500 itens por mês;
• 2020: 1.000 itens por mês;
• 2021: 1.300 por mês;
• 2022: 1.700 por mês;
• 2023: 2.100 por mês.
Você poderá estipular KPIs diárias, semanais ou mensais, como achar melhor.
Lembre-se, para funcionarem, elas deverão ser repassadas também para os planos tático e operacional que abordei no início deste texto.
O importante é que essas KPIs sejam cumpridas ao longo do tempo.
Ao cumpri-las à risca, você terá grandes chances de passar seu maior concorrente na cidade em um prazo de 5 anos, como estipulado na “Visão”.
Quando isso ocorrer, por fim, mude a sua “Visão” para outra mais desafiadora como “Se tornar o maior e-commerce de artesanato do estado até 2030”, e assim por diante.
A estratégia para e-commerce é a ferramenta que guiará o seu e-commerce para o sucesso.