Estratégia do Oceano Azul: é possível criar e-commerces sem concorrentes?

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Como ter uma loja virtual com altas margens de lucro?

Estratégia do Oceano Azul: crie mercados sem concorrentes e abocanhe lucros mais altos
Estratégia do Oceano Azul: crie mercados sem concorrentes e abocanhe lucros mais altos

Blue Ocean Strategy ou, em Língua Portuguesa, Estratégia do Oceano Azul é um modo de detectar e explorar novos mercados livres de concorrentes e, portanto, com altas margens de lucro. Será que é possível usá-la para desenvolver empresas de e-commerce? Veremos!

Antes, porém, de abordarmos o assunto preciso informar que o referido conceito foi descrito no livro “A estratégia do Oceano Azul: como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante” (2005). Esta obra foi produzida pelo coreano W. Chan Kim em colaboração com a norte-americana Renée Mauborgne com base no estudo de 150 empresas.

As empresas analisadas pelos dois professores do Institut Européen d’Administration des Affaires (INSEAD) levaram de fato dez anos para serem concluídas. Elas abrangeram 30 setores de negócios diferentes em um espaço de 100 anos.

Obtenha, neste artigo, um conhecimento básico sobre a aplicação da Blue Ocean. Descubra as vantagens de pensar seu e-commerce segundo esta estratégia. Reflita se pode ser mesmo possível criar um e-commerce sem concorrentes. Adiante!

Acesse e leia também o artigo “Estratégia para e-commerce”. Aprenda, desse modo, a alinhar metas de vendas a partir da “Visão” da sua empresa.


POR QUE “ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL”?

Os autores do já mencionado livro, Kim e Mauborgne, realizam em seu estudo uma comparação entre dois cenários de negócios, são eles:

  • O Oceano Vermelho:

Neste cenário, as empresas são embarcações em um mar (mercado) cheio de concorrentes. A cor vermelha é uma alusão ao sangue derramado em batalhas entre empresas rivais. O resultado disso é um ambiente com lucros pequenos devido à alta competitividade.

  • O Oceano Azul:

Aqui não há batalhas, pois não há concorrentes no mercado. A ausência de rivais, todavia, não é ao acaso. Ela foi gerada por meio de inovação, isto é, pela abertura de um mercado ainda não explorado. É um ambiente com baixa competitividade e lucros altos.

Oceano Vermelho é um ambiente que demanda muito esforço e que gera lucros relativamente baixos em relação ao Oceano Azul
Oceano Vermelho é um ambiente que demanda muito esforço e que gera lucros relativamente baixos em relação ao Oceano Azul

Uma Estratégia do Oceano Azul, portanto, é aquela que lhe possibilita analisar o mercado e criar novas brechas, nas quais seja possível atuar sem a presença de competidores. A implantação dessa estratégia ocorre em quatro passos, confira em seguida.


ETAPAS PARA IMPLANTAÇÃO DA BLUE OCEAN

Para implantar a Estratégia do Oceano Azul em um negócio já pronto ou em desenvolvimento, leve em consideração estas quatro etapas que envolvem:

01 – O despertar visual:

Análise dos pontos positivos e negativos da sua empresa e dos concorrentes. Com efeito, por meio desta prática é possível reconhecer o que tem potencial para ser otimizado.

02 – A exploração visual:

Análise (de campo) para compreensão de como o consumidor usa os produtos da sua empresa e para descobrir o que pode ser inovado para atender necessidades ainda não atendidas.

03 – A visualização estratégica:

É a criação e votação de propostas de valor baseadas nos estudos realizados nas duas primeiras etapas. A proposta vencedora segue para a próxima fase.

04 – A comunicação visual:

Enfim, cria-se um plano visual de uma página com a proposta de valor vencedora. Esta, por sua vez, é apresentada às pessoas que deverão levar o projeto adiante.

Para conhecer e utilizar esta estratégia, recomendo a leitura do livro e também do website correlato. Aproveite e clique em “Blue Ocean Tools” para conhecer a página oficial de ferramentas para a aplicação da Blue Ocean na sua empresa e-commerce.

Ferramentas para aplicação da Blue Ocean Strategy
Ferramentas para aplicação da Blue Ocean Strategy

VANTAGENS E POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO NO E-COMMERCE

A Estratégia do Oceano Azul tem sido utilizada por grandes empresas mundo afora como a NetFlix, Cirque du Soleil, Uber, Apple e YouTube. Certamente, ela também poderá sem empregada no comércio eletrônico.

Há quem diga que esta estratégia é utópica ou inaplicável. Entretanto, ela pode ao menos ajudá-lo(a) a enxergar melhor o seu ramo de atuação no e-commerce. Dessa maneira, você poderá criar e/ou preencher espaços de mercado mais lucrativos e otimizar seu negócio.

Imagine contar com uma loja virtual com Design, usabilidade, produtos e serviços diferenciados, em um lindo, calmo e lucrativo Oceano Azul? Pois bem, isso já aconteceu com muitas empresas, por que não poderia ocorrer também com a sua?

Acesse e leia também o artigo “Layout e-commerce”. Assim, aprenda a pensar e criar a sua loja virtual com um Design original e exclusivo (de dentro para fora) e totalmente de acordo com a Estratégia do Oceano Azul.