Estratégia de Envio VTEX: conheça os recursos para entregas de produtos!

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Saiba por que você deve contar com uma estratégia de envio no seu e-commerce!

A Estratégia de Envio VTEX permite criar modelos de entregas para os clientes do seu e-commerce. Imagem: @mamewmy
A Estratégia de Envio VTEX permite criar modelos de entregas para os clientes do seu e-commerce. Imagem: @mamewmy

Estratégia de Envio VTEX é o nome dado ao modo como a comunicação entre a Política Comercial, a Política de Envio, os estoques e as docas é organizada em um negócio como o seu, seja ele B2B ou B2C, físico ou online, ou ambos, desenvolvidos e/ou gerenciados com a plataforma VTEX. Por meio dela, você pode definir diferentes modelos de entregas para os clientes da sua empresa, proporcionando assim melhor experiência de compras.

Com a Estratégia de Envio VTEX você pode estabelecer modelos de entregas com prazos e preços calculados conforme o tempo e condições de entrega de cada fornecedor e de cada transportadora. Assim, os clientes da sua loja podem contar com uma previsibilidade logística, fundamental para um bom atendimento. Continue lendo e saiba mais!

Video: conheça a estratégia de envio VTEX!

CONHEÇA A ESTRATÉGIA DE ENVIO VTEX

A Estratégia de Envio VTEX abrange 4 fatores, são eles:

1 – Política Comercial VTEX

Política Comercial VTEX é o nome dado aos recursos com os quais você pode configurar e diferenciar as regras e condições de comércio de produtos em marketplaces, lojas virtuais e até em lojas físicas, tanto do ramo B2C quanto do B2B, desenvolvidos e/ou gerenciados com a plataforma VTEX. Por meio das tecnologias VTEX é possível controlar as políticas comerciais do seu negócio a partir de fatores como catálogo de produtos, preços, promoções, envios e pagamentos.

2 – Política de envio VTEX

A Política de Envio VTEX é como se nomeia as regras que definem as condições de frete que o site de e-commerce exibirá aos consumidores no momento em que estes estiverem próximos de finalizar uma compra. Com efeito, a VTEX permite configurar sua política de envio a partir de condições como o horário de funcionamento das transportadoras, os prazos de entrega e os valores adicionais de frete. E, além disso, pelos tipos de produtos passíveis de entrega e por janelas de entrega.

3 – Estoque

Para a plataforma VTEX, o estoque é um espaço físico dentro de um armazém no qual estão guardados os produtos que uma loja comercializa. Uma empresa pode ter um ou vários estoques. Seja como for, cada um dos estoques possui uma identificação. Você pode cadastrar nomes para os seus estoques e adicionar itens em cada um deles. Ademais, também pode configurar as docas para recebimento e envio de produtos em e a partir dos seus estoques.

4 – Doca

Na logística, doca é o local destinado ao embarque e desembarque de produtos. Ou seja, é uma área intermediária entre as transportadoras e os estoques da sua empresa. É por meio das docas que as transportadoras abastecem seus estoques com produtos provenientes de fornecedores. Além disso, é por meio delas que as transportadoras recolhem os produtos provenientes dos seus estoques para entregá-los aos clientes da sua loja. 

Por meio destes 4 fatores é possível definir o fluxo da Estratégia de Envio VTEX. Primeiramente, você estipula a sua Política Comercial. Feito isso, os seus clientes poderão selecionar produtos no carrinho virtual do seu e-commerce e finalizar pedidos. Assim que os pedidos são finalizados, o sistema escolhe a Política de Envio para cada caso. Em seguida, o sistema seleciona o estoque do qual os produtos serão retirados e as docas a partir das quais eles serão distribuídos para as transportadoras. As transportadoras, enfim, fazem a entrega no local do cliente ou em pontos de coleta.

O fluxo de envio em lojas VTEX. Imagem: @vtex
O fluxo de envio em lojas VTEX. Imagem: @vtex

OUTROS RECURSOS DA VTEX PARA ENTREGA DE PRODUTOS

Para que a Estratégia de Envio VTEX funcione perfeitamente, a VTEX conta com outras tecnologias de apoio, são elas:

VTEX Shipping Network

VTEX Shipping Network é uma tecnologia que conecta os varejistas online às transportadoras. Trata-se de uma ferramenta que permite que você ofereça os melhores serviços de entregas para os seus clientes com os menores custos.

VTEX Omnichannel

A VTEX OMS é uma ferramenta de gestão de pedidos. Por meio dela é possível unificar estoques e, dessa maneira, aumentar a disponibilidade de produtos em seus vários canais de vendas. Ela permite criar experiências de entregas omnichannel como Ship From Store, Pick Up In Store, etc.

Pontos de Coleta VTEX

Pontos de coleta VTEX ou pontos de retirada VTEX é o módulo da plataforma VTEX que permite configurar lojas físicas próprias e estabelecimentos comerciais parceiros como pontos de entrega dos produtos que os clientes compram no seu e-commerce.

VTEX Tracking

VTEX Tracking é um software de gestão de entregas que permite roteirizar, rastrear e comunicar em tempo real o andamento das entregas para clientes de lojas virtuais como a sua. Ele possibilita que você atualize os clientes e confirme as entregas com provas, entre outros recursos.

Vídeo: saiba mais sobre VTEX Tracking!

Como se pode observar, as tecnologias VTEX proporcionam muito mais organização, controle e praticidade na logística de um e-commerce como o seu. Contar com essas tecnologias pode ser um grande diferencial em relação aos seus concorrentes.

POR QUE VOCÊ DEVE CONTAR COM UMA ESTRATÉGIA DE ENVIO NO SEU E-COMMERCE?

Como dito, contar com uma estratégia de envio apoiada por ótimas tecnologias como as fornecidas pela VTEX pode ser um grande diferencial frente à concorrência. Para você ter uma ideia, de acordo com dados do blog Ready Cloud, 53% dos consumidores não comprariam de um varejista se não souberem quando o pacote será enviado. Ou seja, se as condições de envio não forem claras, o seu e-commerce já sai perdendo mais da metade da clientela.

Além disso, 69% dos consumidores são muito menos ou menos propensos a comprar com um varejista no futuro se um item que compraram não for entregue no prazo, conforme estudo divulgado no Website Magazine. Aqui, novamente, a Estratégia de Envio VTEX aliada às tecnologias de logística da VTEX é muito útil, pois proporciona mais velocidade e previsibilidade nas entregas, gerando uma experiência de compras muito melhor.

COMO IMPLEMENTAR A ESTRATÉGIA DE ENVIO VTEX NO SEU E-COMMERCE?

Para implementar uma Estratégia de Envio VTEX juntamente com tecnologias VTEX de logística e entregas é importante contar com o suporte de uma agência VTEX. A Agência e-Plus, por exemplo, é certificada VTEX desde 2015. Para entrar em contato com a Agência e-Plus, clique no botão a seguir e inicie uma conversa via app mensageiro: