Estratégia de e-mail do Aliexpress: ofertando por menos, vendendo por mais

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A arte de fazer os consumidores comprarem mais do que planejaram comprar

A estratégia de e-mail do Aliexpress convence os consumidores a gastarem mais no marketplace da marca. Foto meramente ilustrativa: @KamranAydinov
A estratégia de e-mail do Aliexpress convence os consumidores a gastarem mais no marketplace da marca. Foto meramente ilustrativa editada por meio da IA do Adobe Photoshop Beta versão 25.12: @KamranAydinov

Você já notou como funciona a estratégia de e-mail do Aliexpress? Assim como qualquer outra empresa, este marketplace asiático envia várias mensagens por semana para os seus leads. Porém, existe algo de diferente nelas, o que pode ser uma das chaves do sucesso dos comerciantes chineses. Acompanhe esse assunto em seguida!

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NOTANDO A ESTRATÉGIA DE E-MAIL DO ALIEXPRESS

Se você é assinante do Aliexpress, então já deve saber mais ou menos como é a estratégia de e-mail desse marketplace. Uma vez que você deixa seu endereço eletrônico na plataforma chinesa, imediatamente passa a receber e-mails com títulos muito parecidos com estes:

  • Ainda esperando por;
  • Olá, “fulano”, guardamos para você;
  • Acabou de chegar (Subtítulo: novos itens com altas audiências);
  • Descubra super bem avaliados;
  • Transforme sua casa para melhor;
  • Descontos na sua lista de desejos;
  • Esperando seu feedback (Subtítulo: você também pode gostar);
  • Para combinar com seu pedido.

Quando você abre uma destas mensagens, o que acontece? Bem, surgem vários produtos em boxes, cada qual com uma imagem, título e preço. E é justamente no preço onde está o pulo do gato, ou do “dragão (chinês)”, se você preferir.

Geralmente, os preços que o Aliexpress insere nos e-mails são muito baixos. Em muitas ocasiões, esses preços se referem a um produto complementar ao que você está querendo comprar. Entretanto, o preço baixo chama muito a atenção dos consumidores que, obviamente, clicam sobre as imagens dos produtos.

Ao clicar sobre uma dessas imagens, abre-se a página do produto no site do Aliexpress. A partir daqui o consumidor tem uma variedade de opções para adquirir o produto, a maioria com o preço muito mais alto do que o anunciado na mensagem de E-mail Marketing. Continue lendo para saber mais!

FAZENDO O CONSUMIDOR PAGAR MAIS

Logo depois de ofertar por menos, chegou a hora de fazer o consumidor comprar por mais. Esta parece ser a premissa da estratégia de e-mail do Aliexpress. Sim, porque uma vez na página do produto, o consumidor percebe rapidamente que existem versões muito melhores do item.

Por exemplo, se no e-mail o Aliexpress oferece um excelente celular por R$1.499,00, um preço muito abaixo do esperado pelo consumidor, no site as coisas mudam de figura. Na página do produto, no site, o mesmo produto tem várias versões. Por exemplo, uma com 4GB de memória a mais por R$1.649,00, outra com 4GB de memória a mais e um case personalizado, e mais outra com essas mesmas configurações e um gimbal por R$2.367,00. Em muito casos, uma simples mudança de cor é o suficiente para o produto se tornar muito mais caro do que a versão do e-mail.

Vídeo: saiba mais sobre o papel do E-mail Marketing no e-commerce (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!

Seja como for, quando o consumidor vê aquelas opções todas no site, é aí que a estratégia de e-mail do Aliexpress começa a funcionar. Pois se existe uma coisa que consumidor nenhum do mundo quer é ter um produto ultrapassado e, desse modo, ficar para trás. Por isso, ele certamente fará de tudo para comprar a opção melhor, mais avançada, com os melhores recursos, e que é a mais cara.

COMO APLICAR A ESTRATÉGIA DE E-MAIL DO ALIEXPRESS NO SEU E-COMMERCE?

Para aplicar a estratégia de e-mail do Aliexpress no seu e-commerce, entre outros tipos de estratégias, recorra ao suporte da Agência e-Plus. A Agência e-Plus possui certificação em algumas das melhores ferramentas de E-mail Marketing da atualidade, entre as quais a RD Station Marketing e a E-goi. Desse modo, ela tem habilitação para criar, implementar, testar, configurar, performar e gerenciar o E-mail Marketing da sua empresa de e-commerce.

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