Endomarketing, também chamado de Marketing Interno, é um processo que tem como finalidade conquistar, engajar e fidelizar os colaboradores de uma empresa (funcionários, fornecedores, parceiros e investidores), que neste contexto são denominados “clientes internos”.
Com efeito, o Endomarketing possibilita aumentar a motivação dos colaboradores. Além disso, ele permite desenvolver uma forte cultura de equipe, entre outras vantagens. Enfim, continue lendo para conhecer mais benefícios! E mais: fique sabendo de algumas ferramentas para aplicação deste recurso à sua empresa e-commerce.
- Acesse e leia também o post “Aplicativos para engajar equipe e-commerce”. Conheça, assim, 5 sistemas que lhe ajudarão a integrar colaboradores e a otimizar seus processos internos de trabalho.
VANTAGENS DE APLICAR O ENDOMARKETING NA SUA EMPRESA DE COMÉRCIO ELETRÔNICO
Ao investir em Endomarketing, você poderá, por exemplo:
- Educar seus colaboradores de modo que estes comprem a ideia da sua empresa, a qual é expressa sobretudo na Cultura Organizacional (Missão, Visão e Valores);
- Informar e educar seus colaboradores acerca dos planos Estratégico, Tático e Operacional da sua empresa de comércio eletrônico e da importância de realiza-los;
- Motivar os colaboradores a exercerem suas atividades diárias com disposição e contentamento, de forma que isso seja visível aos clientes externos da empresa;
- Desenvolver uma cultura de equipe que certamente resultará em um ambiente de cooperação que favorecerá a empresa como um todo;
- Reduzir o turnover (rotatividade de pessoal) para, desse modo, evitar gastos com treinamentos de novos funcionários e problemas de integração de colaboradores.
Enfim, por meio do Marketing Interno é possível fazer com que os seus colaboradores se tornem os primeiros divulgadores, defensores e embaixadores da sua marca no mercado e no mundo.
Muito legal, não é mesmo? Mas como implantar algo assim na sua empresa? Este é o tema do próximo tópico. Vamos em frente!
- Acesse e leia também o nosso post “Planejamento estratégico, Tático e Operacional no e-commerce”. Descubra, então, como guiar sua empresa por meio de planos e metas de curto, médio e longo prazos.
FERRAMENTAS PARA APLICAÇÃO DO MARKETING INTERNO
Para aplicar o Endomarketing, use ferramentas como:
01 – Integração Técnica:
Apresentação padrão da empresa aos novos colaboradores. Pode envolver o uso de slides, livretos e outras formas de comunicação. Apresente a sua Cultura Organizacional, os departamentos, as equipes de trabalho, etc. Desse modo, coloque o novo colaborador no clima corporativo.
02 – Treinamento Técnico:
Programa de cursos internos com os quais poderá treinar seus colaboradores. Ensine-os sobre as boas práticas de comunicação, segurança, logística, administração, etc., da sua empresa. É possível usar este recurso para explicar novos procedimentos de trabalho, entre outros temas.
03 – Pesquisa de Clima Organizacional:
Recurso que visa identificar o grau de satisfação dos colaboradores em trabalhar em uma empresa. A aplicação de uma pesquisa como essa confere parâmetros à realização de ações voltadas para melhorar a motivação, o engajamento, a imagem da empresa, etc.
04 – Intranet:
Intranet corporativa é uma rede privada de computadores, só acessível aos colaboradores de uma empresa. Por meio dela é possível disponibilizar cursos online, divulgar avisos, informar os colaboradores sobre serviços de apoio, entre outras coisas.
05 – Jornal Mural:
Mídia de comunicação veiculada em murais dentro da empresa. Nela podem ser publicadas informações curtas acerca dos eventos, funcionários do mês, metas de vendas, prêmios, campeonatos internos e outros assuntos, os quais geram um clima cultural agregador.
06 – Caixa de Sugestões:
Recurso em que os colaboradores podem compartilhar sugestões acerca da empresa e assim se sentirem como uma parte do todo. Uma evolução disso é o banco de ideias, no qual as melhores ideias são implantadas e os colaboradores que as deram recebem prêmios.
07 – E-mail:
Meio eficiente para a comunicação interna, possibilita enviar uma mensagem rapidamente para um e/ou vários colaboradores. A evolução do e-mail é a Newsletter, na qual as informações são padronizadas de forma semelhante a um jornal online.
08 – Rede Social Corporativa:
Plataforma interna a qual somente os colaboradores da empresa têm acesso. Funciona exatamente como uma rede social comum, com feed de notícias e tudo o mais, mas é reservada para um setor ou para a toda a empresa. Favorece o desenvolvimento de uma cultura de equipe.
09 – Política de benefícios:
Diz respeito aos programas como os que fornecem bolsas de estudo, planos de saúde, planos de capitalização especiais e outros benefícios aos colaboradores da empresa. Em geral, esses benefícios aumentam a satisfação e a motivação para o trabalho.
10 – Aplicativos de comunicação interna:
Recursos online que integram equipes de trabalho. Ao fornecerem modos para compartilhar projetos, eles promovem o trabalho em equipe e a colaboração. Eles também contam com chat, feed de notícias, controle de tarefas e muito mais.
- Acesse e leia também o post “Filosofia Kaizen no e-commerce”. Descubra, dessa maneira, princípios que poderão ajudá-lo a desenvolver uma cultura de melhoria contínua na sua empresa de comércio eletrônico.
CONCLUSÃO
O Endomarketing é fundamental para aumentar a motivação, a satisfação, o engajamento e a colaboração dos seus funcionários, fornecedores, investidores e parceiros em geral para com a sua empresa. Invista nisso e, desse modo, fortaleça o seu e-commerce por dentro.
- Acesse e leia também o post “Problemas no e-commerce”. Dessa forma, fique sabendo como o método MASP pode ajudar a solucioná-los e a melhorar os seus processos de trabalho internos.