Endomarketing: fortaleça seu e-commerce por dentro

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10 ferramentas para você influenciar positivamente os seus colaboradores

Endomarketing tem a ver com conquistar, engajar e fidelizar primeiramente os clientes internos, isto é, os funcionários
Endomarketing tem a ver com conquistar, engajar e fidelizar primeiramente os clientes internos, isto é, os funcionários

Endomarketing, também chamado de Marketing Interno, é um processo que tem como finalidade conquistar, engajar e fidelizar os colaboradores de uma empresa (funcionários, fornecedores, parceiros e investidores), que neste contexto são denominados “clientes internos”.

Com efeito, o Endomarketing possibilita aumentar a motivação dos colaboradores. Além disso, ele permite desenvolver uma forte cultura de equipe, entre outras vantagens. Enfim, continue lendo para conhecer mais benefícios! E mais: fique sabendo de algumas ferramentas para aplicação deste recurso à sua empresa e-commerce.

VANTAGENS DE APLICAR O ENDOMARKETING NA SUA EMPRESA DE COMÉRCIO ELETRÔNICO

Ao investir em Endomarketing, você poderá, por exemplo:

  • Educar seus colaboradores de modo que estes comprem a ideia da sua empresa, a qual é expressa sobretudo na Cultura Organizacional (Missão, Visão e Valores);
  • Informar e educar seus colaboradores acerca dos planos Estratégico, Tático e Operacional da sua empresa de comércio eletrônico e da importância de realiza-los;
  • Motivar os colaboradores a exercerem suas atividades diárias com disposição e contentamento, de forma que isso seja visível aos clientes externos da empresa;
  • Desenvolver uma cultura de equipe que certamente resultará em um ambiente de cooperação que favorecerá a empresa como um todo;
  • Reduzir o turnover (rotatividade de pessoal) para, desse modo, evitar gastos com treinamentos de novos funcionários e problemas de integração de colaboradores.
Cultura Organizacional unifica seus canais de vendas em torno da sua missão, visão, valores, símbolos, histórias, etc.
Cultura Organizacional unifica seus canais de vendas em torno da sua missão, visão, valores, símbolos, histórias, etc.

Enfim, por meio do Marketing Interno é possível fazer com que os seus colaboradores se tornem os primeiros divulgadores, defensores e embaixadores da sua marca no mercado e no mundo.

Muito legal, não é mesmo? Mas como implantar algo assim na sua empresa? Este é o tema do próximo tópico. Vamos em frente!

FERRAMENTAS PARA APLICAÇÃO DO MARKETING INTERNO

Para aplicar o Endomarketing, use ferramentas como:

01 – Integração Técnica:

Apresentação padrão da empresa aos novos colaboradores. Pode envolver o uso de slides, livretos e outras formas de comunicação. Apresente a sua Cultura Organizacional, os departamentos, as equipes de trabalho, etc. Desse modo, coloque o novo colaborador no clima corporativo.

02 – Treinamento Técnico:

Programa de cursos internos com os quais poderá treinar seus colaboradores. Ensine-os sobre as boas práticas de comunicação, segurança, logística, administração, etc., da sua empresa. É possível usar este recurso para explicar novos procedimentos de trabalho, entre outros temas.

03 – Pesquisa de Clima Organizacional:

Recurso que visa identificar o grau de satisfação dos colaboradores em trabalhar em uma empresa. A aplicação de uma pesquisa como essa confere parâmetros à realização de ações voltadas para melhorar a motivação, o engajamento, a imagem da empresa, etc.

Pesquise e sinta o clima: saiba como seus funcionários se sentem enquanto trabalham na sua empresa
Pesquise e sinta o clima: saiba como seus funcionários se sentem enquanto trabalham na sua empresa

04 – Intranet:

Intranet corporativa é uma rede privada de computadores, só acessível aos colaboradores de uma empresa. Por meio dela é possível disponibilizar cursos online, divulgar avisos, informar os colaboradores sobre serviços de apoio, entre outras coisas.

05 – Jornal Mural:

Mídia de comunicação veiculada em murais dentro da empresa. Nela podem ser publicadas informações curtas acerca dos eventos, funcionários do mês, metas de vendas, prêmios, campeonatos internos e outros assuntos, os quais geram um clima cultural agregador.

06 – Caixa de Sugestões:

Recurso em que os colaboradores podem compartilhar sugestões acerca da empresa e assim se sentirem como uma parte do todo. Uma evolução disso é o banco de ideias, no qual as melhores ideias são implantadas e os colaboradores que as deram recebem prêmios.

Caixa de sugestões e banco de ideias: você motiva os funcionários e ainda obtém soluções criativas para a sua empresa
Caixa de sugestões e banco de ideias: você motiva os funcionários e ainda obtém soluções criativas para a sua empresa

07 – E-mail:

Meio eficiente para a comunicação interna, possibilita enviar uma mensagem rapidamente para um e/ou vários colaboradores. A evolução do e-mail é a Newsletter, na qual as informações são padronizadas de forma semelhante a um jornal online.

08 – Rede Social Corporativa:

Plataforma interna a qual somente os colaboradores da empresa têm acesso. Funciona exatamente como uma rede social comum, com feed de notícias e tudo o mais, mas é reservada para um setor ou para a toda a empresa. Favorece o desenvolvimento de uma cultura de equipe.

09 – Política de benefícios:

Diz respeito aos programas como os que fornecem bolsas de estudo, planos de saúde, planos de capitalização especiais e outros benefícios aos colaboradores da empresa. Em geral, esses benefícios aumentam a satisfação e a motivação para o trabalho.

10 – Aplicativos de comunicação interna:

Recursos online que integram equipes de trabalho. Ao fornecerem modos para compartilhar projetos, eles promovem o trabalho em equipe e a colaboração. Eles também contam com chat, feed de notícias, controle de tarefas e muito mais.

  • Acesse e leia também o post “Filosofia Kaizen no e-commerce”. Descubra, dessa maneira, princípios que poderão ajudá-lo a desenvolver uma cultura de melhoria contínua na sua empresa de comércio eletrônico.

CONCLUSÃO

Transforme sua equipe em um time engajado com Endomarketing
Transforme sua equipe em um time engajado com Endomarketing

O Endomarketing é fundamental para aumentar a motivação, a satisfação, o engajamento e a colaboração dos seus funcionários, fornecedores, investidores e parceiros em geral para com a sua empresa. Invista nisso e, desse modo, fortaleça o seu e-commerce por dentro.

  • Acesse e leia também o post “Problemas no e-commerce”. Dessa forma, fique sabendo como o método MASP pode ajudar a solucioná-los e a melhorar os seus processos de trabalho internos.