Nos últimos anos, muitas pessoas têm procurado ferramentas para empreender e-commerce. Elas sabem que o planejamento é fundamental para o sucesso. Por isso, preparei uma lista de técnicas que poderão ser úteis neste contexto.
5 técnicas para empreender e-commerce
Das ideias para a vida real, use esses métodos para empreender e-commerce. Planeje e implemente a sua loja virtual de sucesso com os recursos de:
• Business Model Canvas:
Método proposto pelo teórico-empresarial suíço, Alexander Osterwalder, o Business Model Canvas (BMC) possibilita que um empreendedor descreva e desenvolva as principais diretrizes de um negócio em poucos minutos.
De fato, o BMC permite definir segmento de clientes; propostas de valor; canais de comunicação; relacionamento com os clientes; fontes de receitas; recursos-chave; atividades-chave; parcerias e estrutura de custos.
Todos os aspectos mencionados no parágrafo anterior são impressos em um quadro grande o bastante para uma visualização ampla. O empreendedor, por sua vez, deve preencher os campos com informações escritas em post-its.
• Plano de Negócios:
Enquanto o BMC pode ser produzido em alguns minutos ou em poucas horas, o Plano de Negócios (PN) geralmente leva bem mais tempo. Com ele é possível descrever em detalhes todo um negócio antes de partir para a prática.
Por meio de um PN é possível sobretudo planejar o sumário executivo; a Cultura Organizacional; o sistema de tributação; a estratégia de Marketing; a estratégia de vendas; as finanças; além de analisar o mercado.
Leia o post “Três tipos de Planos de Negócios para e-commerce” e conheça PNs que podem ser criados em 1 dia, 3 meses ou em mais de 6 meses. Contudo, lembre-se que quanto melhor o planejamento maior a chance de sucesso.
• Startup E-commerce:
Uma startup é uma empresa que cresce rápido em um cenário de incertezas. Uma startup e-commerce, por sua vez, é a mesma coisa só que no setor do comércio eletrônico.
Para criar uma startup e-commerce, recomendo o uso do método “Startup Enxuta” teorizado por Eric Ries no livro de mesmo nome. Neste sistema de empreendedorismo, planejamento e prática ocorrem simultaneamente.
Dessa maneira, para empreender e-commerce com esse método será necessário primeiramente criar um “Produto Viável Mínimo” (PVM). Esse produto deve ser aperfeiçoado ao longo do tempo.
• Design Sprint Google:
O Design Sprint Google (DSG) é uma técnica de trabalho desenvolvida pela Google Ventures com o objetivo de validar a eficácia de uma ideia em um prazo de apenas 40 horas divididas em 5 dias.
Nesse período, os desenvolvedores se reúnem, criam e testam se uma ideia é boa ou não antes de leva-la ao mercado. Pode ser, por exemplo, a ideia de um produto ou até de uma loja virtual.
O método divide-se em 5 partes, a Unpack (que visa exteriorizar tudo sobre o tema a ser discutido); a Sketch (esboçar várias ideias no papel); a Decide (escolher a melhor ideia); a Prototype (criar um protótipo); e a Test (testar).
• Planejamento Estratégico:
O Planejamento Estratégico (PE) está diretamente ligado à Cultura Organizacional (Missão, Visão e Valores). Ele permite ajustar os investimentos e criar metas de vendas de longo prazo baseadas na Visão do negócio.
Se ao empreender e-commerce você estabelece a Visão de que sua loja virtual será a melhor de seu ramo no prazo de 5 anos, então, todas as finanças e metas de vendas devem convergir para tal.
Por meio da ferramenta de PE você pode estabelecer, por exemplo, quantos visitantes únicos e quantas vendas o seu site e-commerce deverá fazer por dia, semana, mês e ano para dessa maneira cumprir o objetivo da Visão.
Combine ferramentas para empreender e-commerce
Para empreender e-commerce é possível usar apenas uma ou várias ferramentas. Que tal, por exemplo, criar um PN de uma página ou um BMC para visualizar o negócio como um todo e na sequência desenvolver tudo com o método da Startup Enxuta?
Pode-se ainda criar todo um produto e um negócio em torno deste por meio do DSG para em seguida desenvolver um PE de longo prazo para guiar todo o projeto ao longo dos anos seguintes.
Enfim, você dá as cartas. Escolha as suas ferramentas e comece já a empreender e-commerce!