Veiculado recentemente no portal Segs, o Censo E-commerce 2018 realizado pela Loja Integrada expõe que, no empreendedorismo e-commerce, a maioria dos criadores de lojas virtuais no Brasil está sobretudo otimista em relação aos resultados para este ano. Vejamos, então, os dados completos desse estudo, a seguir.
Empreendedorismo e-commerce: dados gerais da pesquisa
Primeiramente, é importante dizer que a pesquisa de autoria da Loja Integrada abarcou as respostas de 1.989 lojistas virtuais de todo o território brasileiro. Conforme esse estudo, dos entrevistados:
• 42,7% possuem 30 a 39 anos;
• 64,9% são homens;
• 51,7% são casados(as);
• 52,3% não têm filhos;
• 41,6% possuem ensino superior completo.
Por fim, vale lembrar que a Loja Integrada, que pertence à VTEX, possui uma base de 700 mil lojas virtuais. Desde sua fundação, em 2013, seus usuários já comercializaram mais de 10 milhões de produtos online.
Principais percentuais do empreendedorismo e-commerce no Brasil, segundo estudo da Loja Integrada
De acordo com o Censo E-commerce 2018 da Loja Integrada, o empreendedorismo e-commerce no Brasil proporciona uma vida mais satisfatória para quem empreende. Dentre os entrevistados do estudo:
• 73,0% estão mais satisfeitos com a vida após se dedicarem ao e-commerce;
• 55,5% abriram e-commerce porque queriam atuar como empreendedores;
• 25,8% deixaram grandes empresas para abrir e-commerce;
• 53,3% trabalhavam em alguma empresa antes de investir no e-commerce;
• 89,0% estão otimistas em relação ao ano de 2018;
• 58,8% escolheram categoria após identificarem uma oportunidade no mercado;
• 46,9% atuam no e-commerce há um ano ou menos;
• 67,3% usam o Youtube como plataforma de aprendizagem no e-commerce;
• 85,8% usam o Facebook para divulgação de produtos;
• 71,5% usam o Instagram para divulgação produtos;
• 51,8% disseram que fazer a divulgação de e-commerce é um problema;
• 49,0% investiram menos de R$ 1 mil para abrirem suas lojas virtuais;
• 43,5% trabalham sozinhos(as);
• 25,4% atuam na categoria de moda e-commerce.
Neste cenário, há ao menos duas formas de se dar bem nos negócios. Uma delas é começar pequeno, aproveitar oportunidades, medir resultados, aprender e crescer paulatinamente. A outra é realizar um extenso planejamento para, desta forma, conseguir implantar um e-commerce grande desde o início.
A propósito, acesse o artigo “Quanto custa uma loja virtual?” e fique por dentro da média de investimento que você precisará fazer para implantar um e-commerce como Microempreendedor Individual, Microempresa, Empresa de Pequeno Porte, Empresa de Médio Porte ou Empresa de Grande Porte, no Brasil.