A embalagem para e-commerce é um dos quesitos que você deve planejar ao empreender seu comércio eletrônico. Ela deve proteger o produto e fidelizar o cliente ao mesmo tempo. Mas e a sua padronização, é importante? Veremos adiante.
Tipos de embalagem para e-commerce
Antes, porém, de refletirmos sobre a padronização, vamos conhecer as variedades. De acordo com a Associação Brasileira de Embalagem (Abre), existem três, são elas:
• Embalagens primárias: que mantém contato direto com o produto
• Embalagens secundárias: que protegem uma ou mais embalagens primárias
• Embalagens terciárias: que protegem embalagens primárias e secundárias
Além dessas variedades, dependendo do produto que pretende embalar, você precisa levar em conta o material com que a embalagem é produzida. Por exemplo, produtos mais frágeis devem ser empacotados em caixas com materiais mais resistentes.
Materiais das embalagens para e-commerce
Seja primária, secundária ou terciária, no e-commerce certamente você poderá trabalhar com embalagens feitas de materiais como:
→ Vidros (bebidas e perfumes, por exemplo)
→ Papel ou papelão
→Tetra Pak
→ Plásticos
→ Alumínio
→ Aço
→ Madeiras
→ Isopor
→ Laminados
→ Cartonados
Assim, com todos esses materiais, é possível produzir caixas, tubos, envelopes, blisters e outros formatos de embalagens. Lembre-se, contudo, que as embalagens devem ser criadas na medida certa para evitar custos supérfluos.
Como deve ser feita a padronização de embalagem para e-commerce
Para padronizar as suas embalagens, você deverá pensar sobretudo nos seguintes critérios:
• Tamanho:
Elas devem ter o tamanho ideal para o seu produto. Embalagens apertadas podem estourar durante o trajeto de entrega e as muito espaçosas custam mais caro e geram mais gastos com frete.
• Qualidade:
A qualidade e resistência da embalagem devem ser proporcionais ao tipo de produto. Por exemplo, não compensa usar embalagens de lata para embalar travesseiros, porém, elas são ótimas (e impermeáveis) para o caso de refrigerantes e cervejas.
• Formato:
Os formatos mais econômicos para embalagens terciárias são as caixas quadradas e retangulares. Qualquer outro pode encarecer a entrega. Verifique os preços de frete nos Correis e transportadoras para cada formato e faça as contas.
• A Cultura Organizacional:
As embalagens devem ser padronizadas com as cores, símbolos e slogans da marca do seu e-commerce. Isso gera identificação, credibilidade e boa impressão, o que ajudar a fidelizar os consumidores.
• Identificações:
Insira as etiquetas com os dados de entrega e identificação de produto frágil (se for o caso) de forma adequada. Isso pode evitar quebras, enganos e devoluções. Ah, e não se esqueça de incluir a nota fiscal.
• Proteção:
Para segurança e integridade do produto, insira nas embalagens pedaços ou bolinhas de isopor, plásticos bolha ou papel picado, por exemplo. Já para a segurança dos entregadores, forre objetos pontiagudos como facas e vidros.
• Inviolabilidade:
Uma boa embalagem deve evitar sua abertura por terceiros ao longo dos procedimentos de logística. Nesse caso, é possível usar uma boa fita adesiva para vedação das caixas.
Crie um padrão de segurança, proteção, inviolabilidade, identificação, formato, tamanho e qualidade, sem se esquecer dos quesitos da Cultura Organizacional, para as suas embalagens. Isso lhe proporcionará múltiplas vantagens.
Vantagens da padronização de embalagem para e-commerce
Ao padronizar a embalagem para e-commerce, você obtém benefícios como:
• Fidelização:
Embalagens com estética padronizada encantam os clientes. Assista a alguns vídeos de unboxing no YouTube e você verá isso na prática.
• Influência:
A Cultura Organizacional do seu e-commerce é propagada e isso causa impacto direto no cliente, que saberá identificar sua marca num piscar de olhos.
• Proteção:
Embalagens padronizadas evitam imprevistos de segurança. Elas protegem os produtos, os operadores logísticos e também os consumidores.
Por fim, a padronização impede que você utilize embalagens diferentes para o mesmo produtos. Com isso, o preço final das entregas se torna previsível, o que facilitará a contabilidade e as projeções de vendas. E dessa maneira – com embalagens padronizadas – você também aumenta da credibilidade da sua loja virtual.
Como trabalhar com a embalagem para e-commerce
Uma das formas de se trabalhar com embalagem para e-commerce é contratando fornecedores. Dessa forma, você pode adquirir embalagens limpas e inserir nelas as cores e símbolos da sua Cultura Organizacional.
Outra forma é a terceirização. Nesse caso, contrata-se uma empresa que cuidará de todos os aspectos da embalagem. Isso libera seu tempo para que você possa trabalhar somente nas atividades-chave do seu e-commerce.
Seja como for, insira no Google termos-chave como “fornecedores de embalagens” e “terceirização de embalagem” para encontrar empresas que poderão lhe ajudar nesses dois aspectos.