“Toda ação provoca uma reação”, talvez dissesse Isaac Newton (1643-1727) fosse ele um empreendedor digital diante do relatório “The Growth of the Global Mobile Internet Economy” produzido pelo The Boston Consulting Group (BCG) a pedido do Google e divulgado em fevereiro de 2015, ao se deparar com a informação de que a internet móvel – impulsionada pelo e-commerce e publicidade – tem contribuído com US$ 700 bilhões às economias de 13 países, valor que chegará a US$ 1,55 trilhão até 2017.
Estes 13 países, cuja soma de seus Produtos Internos Brutos (PIBs) chegam a 70% do PIB do mundo inteiro são, por sua vez:
• Alemanha
• Austrália
• Brasil
• Canadá
• China
• Coreia do Sul
• Espanha
• Estados Unidos
• França
• Índia
• Itália
• Japão
• Reino Unido
Mas não é só o e-commerce que impulsiona a internet móvel destes lugares. O contrário também ocorre. A concorrência entre os desenvolvedores de dispositivos e sistemas de comunicação sem fio gera projetos e aplicativos cada vez mais otimizados, que são usados pelos donos de lojas virtuais para atrair mais público, o que – voltemos à comparação com a Lei de Newton – se transforma em uma ação e reação sem fim. Iniciativas como a dos links patrocinados para e-commerce com gestão via app e links patrocinados leiloados no Google Play, por exemplo, aumentam o envolvimento dos e-consumidores.
No mais, gostaria de incentivar mais uma vez os leitores do meu blogue a colecionarem pesquisas com esta do BCG a fim de criar cenários para a descoberta de novas oportunidades e para desenvolver personas de Marketing que mostrem os diferentes tipos de e-consumidores em detalhes.