Ebit é uma plataforma bilateral de reputação e certificação de sites de e-commerce.
Ela é bilateral porque, por um lado, permite que os consumidores se sintam mais confiantes para fazer uma compra em uma loja online.
Por outro, ela possibilita que lojas virtuais como a sua zelem por sua boa reputação e, desse modo, consigam realizar mais vendas pela internet.
Mas como isso é possível?
É o que responderemos adiante.
Neste artigo você conhecerá sobretudo os detalhes do funcionamento do sistema Ebit, entre outras coisas.
Então, continue lendo para saber mais sobre:
- História da Ebit
- Como é o sistema de reputação da Ebit
- Medalha de Avaliação
- Medalha de Bronze
- Medalha de Prata
- Medalha de Ouro
- Medalha de Diamante
- Como a Ebit coleta as avaliações de consumidores
- Como obter a certificação Ebit para sua loja virtual
- Vantagens de obter a certificação Ebit
- Mais credibilidade
- Mais feedback dos consumidores
- Como conquistar uma ótima reputação via Ebit
Vem tranquilo(a)!
Acesse e leia também o post “Importância da boa reputação no e-commerce“. Descubra, então, como atrair e influenciar pessoas por meio da sua autoridade.
HISTÓRIA DA EBIT
A Ebit foi fundada no ano 2000 pelos empreendedores Alexandre Camilo, André Sapoznik, Benjamin Quadros e Luiz Otávio com o apoio dos investidores Brazil Warrant e Accor.
A ideia do grupo era fazer com que os clientes avaliassem as lojas online para dessa maneira aumentar a confiança dos demais consumidores e assim fazê-los irem às compras também.
Logo, no primeiro semestre daquele ano, os empreendedores lançaram a primeira versão do site da empresa com o sistema Ebit, o qual tinha apenas 15 lojas virtuais conveniadas.
Todavia, duas dessas lojas eram o Ponto Frio e a Americanas.
Não demorou, porém, para que mais 200 sites de e-commerce se integrassem ao sistema.
Dois anos mais tarde, contudo, os quatro sócios deixaram a Ebit nas mãos de um novo diretor, o Pedro Guasti.
Daí, então, entre 2003 e 2005, o faturamento cresceu 50% ao ano.
A esta altura, o sistema contava com 700 lojas conveniadas.
Buscapé e Nielsen
Em 2008, a Buscapé Company comprou da Ebit a unidade de negócio que gera dados sobre o comércio eletrônico brasileiro.
Com isso, a certificação Ebit passou a vigorar também na Argentina, Chile, Colômbia e México, onde a Buscapé possuía escritórios, além do Brasil.
No ano de 2013, a empresa já havia obtido 16 milhões de respostas de consumidores às suas pesquisas de avaliação de lojas online.
Enfim, em 2018, com 30 milhões de respostas acumuladas e mais de 25 mil lojas conveniadas, a Ebit foi adquirida pelo Instituto Nielsen, que é uma empresa global de mensuração e análise de pesquisas e dados.
Acesse e leia também o post “Como fazer com que seu e-commerce tenha uma boa reputação“. Obtenha, desse modo, nove dicas para aumentar a autoridade da sua loja virtual.
COMO É O SISTEMA DE REPUTAÇÃO DA EBIT
A empresa conta com um sistema de reputação por medalhas, no qual cada tipo de medalha expõe o status de uma loja virtual para os internautas / consumidores online que estão navegando na internet.
Atualmente, a empresa trabalha com cinco tipos de medalhas, são elas:
Medalha de Avaliação
Esta medalha leva o logotipo Ebit na cor vermelha.
Ela demonstra que a loja virtual está em avaliação há menos de 90 dias e, por isso, ainda não tem dados suficientes.
Medalha de Bronze
Esta medalha leva o logotipo da empresa com fita na cor verde e indica status “Boa”.
Ela demonstra que a loja virtual fez no mínimo 70% de entregas no prazo e obteve ao menos 70% de aprovação dos consumidores.
Medalha de Prata
Esta medalha leva o logotipo Ebit cercado pela cor cinza e indica status “Muito boa”.
Ela demonstra que a loja virtual fez no mínimo 75% de entregas no prazo e obteve ao menos 75% de aprovação dos consumidores.
Medalha de Ouro
Esta medalha leva o logotipo da empresa com fita na cor laranja e indica status “Ótima”.
Ela demonstra que a loja virtual fez no mínimo 80% de entregas no prazo e obteve ao menos 80% de aprovação dos consumidores.
Medalha de Diamante
Esta medalha é um diamante azul que indica status “Excelente”.
Ela demonstra que a loja virtual fez no mínimo 85% de entregas no prazo e obteve ao menos 85% de aprovação dos consumidores.
Acesse e leia também o artigo “O que é branding“. Dessa maneira, fique sabendo como melhorar a forma como os consumidores percebem a sua marca e-commerce.
COMO A EBIT COLETA AS AVALIAÇÕES DE CONSUMIDORES
Para avaliar as lojas virtuais e lhes conferir medalhas, a Ebit coleta respostas de satisfação dos consumidores / usuários das mesmas.
O processo funciona da seguinte forma:
1 – Você cadastra sua loja virtual na Ebit e torna-se uma empresa conveniada;
2 – Se o consumidor fizer uma compra na sua loja, a Ebit lhe convida a responder três pesquisas;
4 – Na primeira, o consumidor avalia o quanto gostou de comprar na sua loja online;
5 – Na segunda, ele avalia o pós-venda;
6 – Na terceira, ele avalia a entrega do produto e satisfação geral.
Enfim, o resultado percentual dessas pesquisas gera o status da sua loja online em formato de medalha.
Acesse e leia também o artigo “Brandformance“. Aprenda, assim, a usar o Marketing de resultados para construir uma marca com ótima reputação.
COMO OBTER A CERTIFICAÇÃO EBIT PARA SUA LOJA VIRTUAL
Para obter a certificação Ebit, siga o passo a passo em seguida:
1 – Acesse o site da Ebit;
2 – Na sequência, cadastre a sua loja virtual na página de adesão;
3 – Logo depois de ser aprovado, implemente a medalha de certificação na sua loja virtual;
4 – A seguir, insira o banner de pesquisas de satisfação na página de fechamento de compra;
5 – No fim, contate a Ebit para validar a integração.
Com efeito, depois disso o seu site e-commerce passará a ser avaliado pelos seus clientes.
Acesse e leia também o artigo “Reclame Aqui“. Descubra, dessa forma, o que fazer se a sua loja virtual receber uma queixa.
VANTAGENS DE OBTER A CERTIFICAÇÃO EBIT
Ao obter e integrar a certificação e a medalha Ebit em sua loja online, você obtém benefícios como:
Mais credibilidade:
Ao visualizarem a medalha Ebit (seja ela qual for) no seu site e-commerce, os consumidores logo fazem a seguinte conexão mental: “se ela está cadastrada na Ebit, então é confiável”. Isso sem dúvida os deixa mais tranquilos para fazerem compras online.
Mais feedback dos consumidores:
Hoje, a avaliação de clientes é a informação mais relevante no e-commerce. Sendo assim, mais do que nunca a medalha Ebit é fundamental para influenciar os consumidores a comprarem na sua loja online.
Acesse e leia também o post “Como aumentar as vendas da minha loja virtual“. Assim, tenha acesso a 10 formas de ampliar a conversão no seu site e-commerce.
COMO CONQUISTAR UMA ÓTIMA REPUTAÇÃO VIA EBIT
Para conquistar uma ótima reputação para o seu site e-commerce via Ebit aposte na melhoria contínua.
Otimize, por exemplo:
- A usabilidade da sua loja online;
- O sistema de logística e entregas;
- Os sistemas de pagamentos;
- O atendimento;
- O pós-vendas;
- O mobile commerce;
- A integração omnichannel dos seus canais de vendas com o site.
E, por fim, esteja atento às novidades do mercado (como a da entrega com drones, por exemplo). Antecipe-se a elas, isto é, chegue na frente dos seus concorrentes.
Acesse e leia também o artigo “Usabilidade e-commerce“. Dessa maneira, conheça 10 boas práticas de acessibilidade para sua loja virtual.