Sigla para European Article Number, o EAN é um código de barras composto por 13 dígitos, os quais identificam produtos de maneira única em todo o mundo. Na prática, é como se ele fosse um Registro Geral (RG) desses que se usam no Brasil para identificar pessoas, mas só que neste caso ele serve para distinguir produtos. Há tempos, o EAN tinha uso apenas na Europa. Mas com a globalização, surgiu a necessidade de expandir seu uso para todo o mundo. Desse modo, ele acabou sendo incorporado por um sistema mais amplo, o Global Trade Item Number (GTIN). Sendo assim, hoje ele pode ser chamado tanto como EAN-13 quanto como GTIN-13. Saiba mais em seguida!
COMO USAR O EAN NOS PRODUTOS DO SEU E-COMMERCE?
Se você estiver no Brasil, o primeiro passo para começar a fazer uso do EAN no seu e-commerce é cadastrar-se na Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil). É esta organização a responsável por vender as licenças para uso de EAN por aqui. Se você não estiver no Brasil, pesquise qual a instituição que faz isso no seu país.
Uma vez no site da GS1 Brasil, você poderá comprar as licenças mediante o pagamento de uma taxa de inscrição e mais uma taxa anual para cada código em território nacional. Com o cadastro em mãos, basta acessar o site Cadastro Nacional de Produtos para gerar os seus códigos.
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Posteriormente, imprima e Insira os códigos nas embalagens dos seus produtos. Além disso, também é possível inserir o EAN nas etiquetas de preço, Notas Fiscais (NFs) ou recibos, catálogos de produtos, documentos logísticos. No Brasil, o uso do EAN é obrigatório para quem emite NFs. Seja como for, seu uso proporciona muitas vantagens para o seu comércio digital. Continue lendo e descubra!
VANTAGENS
Como dito, existem muitas vantagens de usar o EAN no e-commerce. Entre essas vantagens podemos citar, por exemplo:
- Acesso aos marketplaces: desde 2018 o EAN é obrigatório para quem quer ser seller no Brasil;
- Cross border: o código EAN-13 também é obrigatório para enviar produtos para fora do país;
- Rastreabilidade: permite averiguar o caminho do produto desde sua fabricação até a venda.
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Além disso, ao identificar seus produtos de forma única, o EAN proporciona maior automatização e agilidade para seus processos internos, diminuição de erros e otimização da cadeia de suprimentos. Ele também reduz fraudes, simplifica operações comerciais e acelera o checkout no seu e-commerce, facilita coleta de dados, reduz custos e muito mais. Portanto, se você está planejando um e-commerce, não se esqueça de colocar o EAN no projeto!
- Assim que puder leia também: “UPC: o que é e qual sua importância no e-commerce?“