Os Correios encerraram oficialmente o serviço de e-Sedex. “Todas as postagens deverão ser realizadas nos códigos de Sedex ou PAC ativos no contrato”, informou a empresa em memorando publicado em junho de 2017. Ademais, a empresa também deu outras providências que atingem administradores de e-commerce como você.
O fim do e-Sedex já havia sido anunciado em 2016. Entretanto, a Associação Brasileira de Franquias Postais (Abrapost) mantinha na Justiça Federal uma ação que prolongava a existência do serviço. Essa ação caiu nos últimos meses.
Fim do e-Sedex: o que fazer?
Com a descontinuação desse serviço, quais opções sobram para você lojista entregar seus produtos? Aqui vão algumas alternativas:
• Uso do Sedex ou PAC como querem os Correios;
• Aplicação de sistemas de pontos de retirada (Leia “Como os pontos de retirada podem ajudar sua loja virtual a vender mais”);
• Contratação de redes de motoristas microempreendedores individuais (Leia “Empresas criam inovações para o frete e-commerce”);
• Uso de múltiplas opções de entrega (Leia “5 tipos de frete e-commerce”).
Enfim, o e-Sedex acabou, mas não está tudo acabado. Segundo matéria publicada pelo portal E-commerce Brasil, o serviço pode voltar em breve, ele “está sendo reposicionado” teria dito o vice-presidente de Canais da empresa de entregas, Cristiano Barata Morbach, durante o evento “Fórum de e-commerce”.
Enquanto essas coisas não se resolvem, é nessas horas que o empreendedor e-commerce precisa se resolver e mostrar que tem resiliência suficiente para encontrar novas oportunidades e se manter no mercado.