A cada dia mais empresas se dão conta do potencial do uso do e-mail marketing para estabelecer relações com seu cliente, aumentar o tráfego da loja virtual e a exposição da marca e, principalmente, aumentar a receita com vendas.
Por isso, praticamente 90% das empresas do mercado de e-commerce se utilizam das ações de e-mail marketing para recompra no site e tem obtido excelentes resultados, uma vez que a ferramenta possui a melhor taxa de conversão para o varejo online. Essa estimativa supera as buscas orgânicas e também as pagas, além de serem mais efetivas do que as ações em redes sociais.
Além de todo o potencial do e-mail marketing relacionado às vendas, esta é uma opção barata quando comparada às outras ações de marketing digital como campanhas, por exemplo. A utilização e o envio desse recurso publicitário é o que possui melhor custo-benefício e possibilidade de mensuração, isso porque com o disparo dessas ações, as empresas podem analisar os gostos e comportamento dos destinatários e assim direcionar e personalizar as ações de acordo com cada cliente, aumentando as chances de recompra no e-commerce.
Por mais que a ferramenta seja útil, eficaz e barata, não é tão simples produzir e enviar um e-mail marketing. Os profissionais responsáveis pela produção dessas ações devem estar atentos ao conteúdo da mensagem, configurações no domínio com o objetivo de evitar o uso dos mecanismos de spam e phishing e inclusive segmentação de base.
Também é preciso automatizar os envios, para tornar o trabalho mais produtivo e ágil. Por isso, é tão importante um profissional da área dedicado na elaboração de e-mail marketing. Mais do que o envio em massa de e-mails, o e-mail marketing é uma ferramenta segmentada e que exige planejamento para que não gere uma publicidade negativa para a empresa e nem incomode os consumidores.