Se a sua lista de E-mail Marketing para e-commerce está muito pequena ou desatualizada, então chegou a hora de fazer alguma coisa para mudar isso. Você precisa obter mais assinantes.
Como obter mais assinantes de E-mail Marketing para e-commerce?
A melhor forma de obter assinantes para o seu E-mail Marketing é inserindo formulários e caixas de captura de endereços eletrônicos em lugares estratégicos da sua loja virtual e do seu blog e-commerce, tais como:
1. No topo:
Insira na barra de menu do topo da sua loja virtual ou do seu blog e-commerce um pequeno formulário de captura de e-mail. Coloque uma mensagem simples fora da caixa como “Receba nossas ofertas por e-mail”, abra um campo para o internauta colocar o endereço eletrônico dele e na sequência coloque um botão “Assinar” ou “Inscrever”.
2. No rodapé:
Você também pode colocar um pequeno formulário de captura de e-mails no rodapé do seu site ou blog. A melhor posição para este recurso é próximo aos botões que conduzem os internautas para as redes sociais. Alguns dos usuários que estiverem procurando saber mais sobre o seu e-commerce poderão encontrar esse formulário e se inscrever.
3. Nas laterais:
Formulários de captura de e-mails em barras laterais são mais frequentes em blogs e-commerce. Atualmente, o Blog Sonar (da loja Submarino) conta com este recurso acompanhado da mensagem “Novidades do Sub. Cadastre-se e fique ligado nas novidades do Submarino”. Na sequência há um link para a “Política de privacidade”, um campo para o visitante colocar o nome, outro campo para o e-mail e finalmente um botão “Cadastrar”.
4. Em pop-ups:
Pop-up é uma janela em forma de caixa que é programada para abrir e se sobrepor às demais páginas web. Você pode inserir um formulário de captura de e-mail em uma pop-up e programá-la para abrir alguns segundos após o internauta entrar e/ou quando ele sair do seu blog ou da sua loja virtual. Insira uma mensagem como “Assine nossa Newsletter” ou “Receba novidades grátis”, por exemplo. É um elemento surpresa que pode conquistar assinantes.
5. Nos comentários:
Em um blog e-commerce ou em uma página de produto, coloque uma caixa de seleção com os dizeres “Assinar Newsletter” ou “Receber ofertas por e-mail” junto à caixa de comentários. Assim, toda vez que um internauta inserir um e-mail para poder fazer um comentário, ele poderá clicar sobre a caixa de seleção, o que automaticamente o colocará na lista de E-mail Marketing do seu comércio eletrônico.
6. Nas promoções:
Você pode fazer promoções em que, para ganhar um desconto, o consumidor tenha que se inscrever na sua lista de E-mail Marketing. Ponha, por exemplo, uma caixa com os dizeres “Inscreva-se em nossa Newsletter e ganhe 5% de desconto no produto “X””. Logo abaixo, coloque um campo para o internauta colocar o endereço eletrônico. Por fim, posicione um botão como “Obter meu desconto!”.
7. No checkout:
Depois que o consumidor selecionar um produto na sua loja virtual e passar para a fase de cadastro, você poderá inserir uma caixa de seleção logo abaixo ou na frente do campo disponível para a colocação do e-mail, com a seguinte inscrição: “Assinar Newsletter”. Todos os internautas que clicarem nesta caixa serão automaticamente inseridos na sua lista de E-mail Marketing para e-commerce.
Além dos formulários, você também pode usar as squeeze pages, um tipo de página geralmente dotada de um presente (uma isca digital) que é dado ao internauta que se inscrever.
Como criar formulários de captura de e-mail?
Existem softwares de automação de Marketing e E-mail Marketing que contam com recursos que possibilitam a criação de formulários de captura e também de squeeze pages. São exemplos disso o Infusionsoft e o ActiveCampaing. Vale a pena testar!
Lembre-se: quem assina o seu conteúdo (seja via E-mail Marketing, notificações push ou redes sociais) quebra a barreira da desconfiança e assim fica mais próximo de fazer uma compra na sua loja virtual.