Em “Como as gerações se comportam no e-commerce?” abordei as diferenças entre as 5 gerações mais ativas no mundo contemporâneo, dentre as quais a chamada Geração Z. Vejamos agora como esta se comporta em relação ao E-mail Marketing voltado ao e-commerce.
Os indivíduos que compõem a Geração Z nasceram a partir de 2001 e, portanto, possuem entre 1 e 17 anos. Muitos deles estão entrando agora no mercado de trabalho e também no mercado de consumo, por isso, em breve eles poderão compor uma boa parte do público-alvo da sua loja virtual.
Características das pessoas que fazem parte da Geração Z
Observe, a seguir, as principais características das pessoas que nasceram a partir de 2001:
– Conectividade:
Elas nasceram mergulhadas na internet;
– Habilidade:
Operam bem todos os tamanhos e tipos de computadores;
– Mobilidade:
Elas gostam mais dos dispositivos móveis do que dos desktops;
– Audiovisual:
São mais bem conquistadas com áudios, vídeos e imagens.
A Geração Z no e-commerce e no E-mail Marketing
De acordo com estudo realizado pela University of Southern California, os adolescentes da Geração Z demoram apenas 13 minutos para responderem um e-mail, o que é mais rápido do que qualquer uma das outras gerações.
Outra pesquisa publicada pela ComScore em 2015 revela que 80% das pessoas da Geração Z visitam sites de varejo regularmente. Elas demonstram claro interesse em fazer compras online.
Além disso, especialistas em Marketing de todo o mundo explicam que essa geração possui muito interesse em interagir com as marcas ao invés de ser apenas um expectador passivo de conteúdo.
Aqui entra a importância e o poder do E-mail Marketing enquanto ferramenta de interação, criação de relacionamento e de fidelização em longo prazo. Nesse sentido, esse recurso pode ser muito relevante para a Geração Z se comunicar com a sua marca e vice-versa.
Como atingir a Geração Z com o seu E-mail Marketing
Agora que já sabemos como o E-mail Marketing é importante para a Geração Z, vejamos algumas dicas que poderão lhe ajudar a se comunicar de maneira eficaz com esse público:
– Invista em mensagens que incluam a interação com vídeos e eventos ao vivo com a finalidade de fazer com que essas pessoas se sintam parte da sua marca;
– Cuide para que suas campanhas de E-mail Marketing sejam vistas em qualquer tipo de tecnologia, mas principalmente nos dispositivos móveis;
– Os indivíduos que compõem a Geração Z são excelentes filtradores e descartam conteúdos ruins sem a menor cerimônia. Por isso, seu conteúdo deve ser ótimo;
– Além de filtrarem conteúdos, eles também filtram a qualidade dos produtos e serviços. Sendo assim, nem pense em oferecer itens de qualidade duvidosa;
– Por causa do imediatismo das pessoas da Geração Z, você precisará ser veloz e captar a atenção delas nos primeiros segundos das suas mensagens;
– A linguagem da Geração Z é mais informal, isto é, possui mais gírias específicas, geralmente oriundas da internet. Aprenda essa linguagem e use-a;
– Escolha os horários nos quais os consumidores da Geração Z estão mais ativos para realizar o disparo de e-mails.
Desenvolva uma squeeze page para captar e-mails de cada vez mais pessoas da Geração Z e, dessa forma, criar um público grande para um relacionamento de longo prazo via E-mail Marketing. E, por último, mas não menos importante, seja leal com esse público e ele não irá decepcioná-lo.